Representantes de diversos órgãos de segurança pública apresentaram os planos que devem abranger todo o Ceará.
Planos de Segurança para as Eleições 2022 são apresentados ao TRE-CE
Órgãos de Segurança Pública do Estado do Ceará se reuniram com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para apresentar os Planos de Segurança para as Eleições 2022. A reunião foi realizada na última segunda-feira (5).
O evento contou com a participação de representantes do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência, da juíza diretora do Fórum Eleitoral de Fortaleza, Helga Medved; e da assessora de segurança da Presidência do TRE, coronel Fátima.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além do presidente do TRE-CE, Inacio Cortez, compuseram a mesa o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE, desembargador Emmanuel Leite; o comandante da 10ª Região Militar, general Allão; a juíza auxiliar da Corregedoria, Bruna Rodrigues; o juiz do Pleno Roberto Bulcão; o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Rommel Conrado; o diretor-geral do TRE, Hugo Pereira.
Planos de Segurança para as Eleições 2022
O responsável pelas operações da 10ª Região, coronel Dias Lopes, apresentou o Plano de Segurança do Exército. A operação abrangerá 10 municípios do estado: Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú. No total, será disponibilizado o contingente de 950 militares. Em Fortaleza, o reforço será de 260 pessoas.
O comandante da Coordenadoria Geral de Operações da Polícia Militar do Ceará, coronel George, apresentou o planejamento para as eleições. O coronel explicou que serão mobilizados 6.927 policiais militares, distribuídos nos 184 municípios do estado. Só em Fortaleza, no dia do 1º turno, o efetivo proposto para a segurança das eleições é de 1.378 policiais. O coronel George destacou o reforço das tropas especializadas, como agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), na segurança das eleições.
O plano de segurança da Polícia Civil foi apresentado pelo diretor do Departamento Técnico Operacional, delegado Fernando Menezes. O delegado explicou que cada município contará com equipe de delegado, escrivão e inspetor. Após, a coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança Pública, Socorro Portela, destacou o sucesso das ações de segurança nos pleitos anteriores e afirmou que haverá efetivo no Gabinete de Gestão Integrada para resolução de eventuais problemas no dia da eleição.
Leia também | Whatsapp contrata 200 advogados para responder pedidos da Justiça
O Comandante do Corpo dos Bombeiros da Capital, tenente-coronel Gledson Barbosa, esclareceu que comandantes e subcomandantes de Batalhões e companhias deverão permanecer em regime de prontidão em suas respectivas unidades. Os(As) bombeiros(as) atuam na prevenção de acidentes e sinistros e no atendimento de primeiros socorros à população de Fortaleza, região metropolitana e interior do Estado, quando houver demanda pertinente. Serão empregados 289 bombeiros(as) e 73 viaturas, distribuídos nas 34 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar.
A delegada da Polícia Federal Alexandra Reis explicou que todo o efetivo, com algumas exceções, será empregado no reforço da segurança das Eleições. O contingente será distribuído em polos do estado e dividido em grupos com delegado, escrivão e agentes.
O chefe do Comando de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, inspetor David Breno, falou que o objetivo do órgão é garantir a fluidez e coibir a prática de ilícitos, como transporte de eleitores, valores e armas. O representante da Autarquia Municipal de Trânsito, Roberto Felix, esclareceu que atuarão 120 pessoas distribuídas em 3 turnos. A autarquia trabalhará, principalmente, em operações nos locais de votação e bloqueios.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.