Ícone do site Portal GCMAIS

Ibaneis Rocha, do MDB, é reeleito governador do Distrito Federal

Ibaneis Rocha, do MDB, é reeleito governador do Distrito Federal

Foto: Reprodução

Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito governador do Distrito Federal em primeiro turno neste domingo (2). Segundo a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ibaneis não pode mais ser alcançado. O deputado distrital Leandro Grass (PV), candidato ao governo pela Federação PT-PV-PCdoB, ficou em segundo lugar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ibaneis é o primeiro governador do DF reeleito ainda no primeiro turno. Além dele, o único reeleito, mas em segundo turno, foi o ex-governador Joaquim Roriz (à época no PMDB), em 2002.

O ex-governador conquistou mais quatro anos de mandato em uma disputa com Geraldo Magela (PT). Ibaneis, Roriz e o ex-governador José Roberto Arruda (PL) também foram os únicos que conseguiram se eleger na capital sem levar a disputa para o segundo turno.

Durante todo o período de campanha, Ibaneis manteve o primeiro lugar na preferência dos candidatos nas pesquias, com uma distância grande entre os demais adversários.

Publicidade

Ibaneis Rocha Barros nasceu em Brasília, em 1971, e é o atual governador do Distrito Federal. Durante a adolescência, Ibaneis trabalhou como feirante, empacotador e comerciante no interior do Piauí, até retornar para estudar em Brasília. Ele se graduou em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Após a conclusão do curso, Ibaneis fez pós-graduação em direito processual do trabalho e direito processual civil na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Concluindo os estudos, abriu um escritório de advocacia em Brasília, em 1990. Foi presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 2018, Ibaneis Rocha venceu a disputa contra o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) no segundo turno, com 1.042.574 votos.

Leia também | Ciro Gomes vota em Fortaleza e diz que pretende encerrar carreira política após a eleição

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile