Ícone do site Portal GCMAIS

17,46% dos eleitores cearenses não compareceram às urnas; veja como justificar ausência

Saiba o que acontece com os votos brancos e nulos na hora da contagem das urnas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No Ceará, o número de abstenções nas eleições deste ano foi maior que o registrado em 2018. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 17,46% dos eleitores cearenses não compareceram às urnas no último domingo (2), data do primeiro turno. Na eleição passada, foram 17,33%. População que não votou deve justificar ausência.

O percentual, no entanto, ficou abaixo do nacional, onde houve 20,94% de abstenções. A justificativa da ausência pode ser feita pelo aplicativo e-título.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em todo o Ceará, votos brancos somaram 3,12% e nulos, 4,43%. Em 2018, o percentual de pessoas que anularam foi de 12,83%. Eleitores que não votaram no primeiro turno podem participar da votação no segundo, dia 30 de outubro, desde que esteja com o título regularizado.

O e-Título pode ser baixado em celulares Android (AQUI) e em iPhones (AQUI).

Publicidade

O aplicativo é a via digital do título de eleitor. Além disso, apresenta o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. O app possibilita ainda a emissão de certidões de quitação e de crimes eleitorais. Essas certidões podem ser obtidas a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar o e-Título como forma de identificação. Porém o aplicativo não pode ser baixado nos dias de eleição (2 e 30 de outubro), só até a véspera. Tem mais: quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação também poderá utilizar o e-Título para justificar a ausência.

Disque Eleitor 148

É um serviço telefônico contínuo do TRE-CE, que, no período eleitoral, ganha reforço no número de atendentes. Por meio do 148, é possível se informar sobre: situação eleitoral, multas eleitorais, convocação de mesários(as), local de votação e documentos necessários para votar e justificar. Além disso, é possível solicitar certidões e agendar atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais ou nas Centrais de Atendimento do estado.

No período eleitoral, o Disque Eleitor funciona todos os dias, das 7h às 19h. Nos dias de votação, funciona das 7h às 17h. O atendimento é voltado para o Ceará, e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.

Leia também | Eleições 2022: primeiro turno bate recorde de governadores reeleitos

Resultados

Por meio do aplicativo, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por meio do nome do(a) candidato(a) ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes dos(as) eleitos(as) ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento, a quantidade de votos válidos, brancos e nulos e o número de seções totalizadas. Também já está disponível uma versão da ferramenta na internet.

A eleitora ou o eleitor poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna e o Registro Digital de Voto.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile