O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes determinou que plataformas de conteúdo, redes sociais e a campanha do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirem do ar qualquer referência ou menção vídeos em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que “pintou um clima” entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos. O candidato a reeleição fez as declarações em uma entrevista quando falava sobre um evento com as jovens, ocorrido no Distrito Federal em 2021.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha de Bolsonaro afirmou, no pedido enviado ao TSE, que a campanha de Lula compartilhou conteúdo em que a fala de Bolsonaro foi gravemente tirada de contexto para associá-lo à pedofilia.
Moraes considerou que as postagens traziam “fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”.
Conforme a decisão, plataformas digitais como TikTok, Instagram, LinkedIn, YouTube, Facebook, Telegram e Kway, bem como os representados, devem remover imediatamente o conteúdo, sob pena de multa diária de R$100.000,00 (cem mil reais).
“Pintou um clima”: internet repercute fala de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas
Na tarde deste sábado (15), uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre jovens venezuelanas ganhou destaque nas redes sociais. O assunto “pintou um clima”, inclusive, ficou entre os mais comentados do Twitter.
A fala de Bolsonaro em questão é de uma participação dele em um podcast na última sexta-feira (14). O presidente contou que, durante um passeio de moto por uma comunidade na cidade de Brasília, se deparou com “menininhas bonitas de 14 e 15 anos” e que “pintou um clima” antes dele entrar na casa das garotas.
“Elas estavam arrumadinhas. Vi que eram parecidas. Pintou um clima, entrei na casa e vi que todas eram venezuelanas. E estavam todas se arrumando. E aí eu pergunto: meninas que têm entre 14 e 15 anos se arrumando num sábado? Pra quê? Você quer isso para sua filha? Escolhas erradas”, disse o presidente.
No Twitter, internautas chegaram a relacionar a fala do presidente à pedofilia, pois as meninas eram menores. Entretanto, no podcast, Bolsonaro falava sobre o receio do Brasil se tornar uma Venezuela. A questão é uma das abordadas por ele durante esse segundo turno das eleições 2022 contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia também | Bolsonaro realiza comício em Fortaleza neste sábado (15)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<