Diplomatas consideraram o gesto como uma mensagem clara de que a comunidade internacional já não quer Jair Bolsonaro como interlocutor,
Após vitória nas urnas, Lula é convidado para Cúpula do Clima da ONU
Poucas horas depois do resultado das urnas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para participar da Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP27), que ocorre em novembro no Egito. Autoridades egípcias e anfitriãs do evento fizeram a proposta já na segunda-feira (31), além de parabenizarem o petista pelo resultado da eleição.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cúpula do Clima da ONU
Conforme o colunista do portal UOL, Jamil Chade, diplomatas consideraram o gesto como uma mensagem clara de que a comunidade internacional já não quer Jair Bolsonaro como interlocutor, ainda que oficialmente a delegação brasileira no evento seja aquela enviada pelo atual presidente.
“Acredito que o Brasil é capaz de ter um papel positivo e construtivo durante a cúpula para promover uma ação climática no nível internacional”, escreveu o presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi, em um comunicado que parabenizava Lula pela vitória.
Apesar do convite, ainda não está claro se Lula irá comparecer. A equipe do presidente eleito, no entanto, antecipou que a emergência climática deverá pautar a agenda internacional durante mandato. Inclusive visando superar a crise de credibilidade que hoje o Brasil atravessa.
Lula e sua delegação podem reforçar o isolamento internacional de Jair Bolsonaro, caso aceitem o convite para o evento. O atual presidente, que segue em silêncio sobre sua derrota nas urnas, provavelmente não estará na COP-27 e deverá mandar representantes. Ele também não compareceu na cúpula anterior, realizada em Glasgow, na Escócia.
Leia mais | “Não existem dois Brasis”; leia o discurso de Lula
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Fósseis de 100 milhões de anos levados ilegalmente do Brasil são devolvidos pelo Reino Unido

STF proíbe revistas íntimas ‘vexatórias’ em presídios

Anvisa faz alerta sobre tentativa de golpe com e-mail falso
