AMOR MATERNO

Premiado documentário cearense “Tereza e Bruno” estreia em Fortaleza em novembro

Filme foi gravado na casa de Tereza, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza, em novembro de 2020

Compartilhe:
1 de novembro de 2022
Portal GCMAIS

“Biologicamente falando, a Teresa de Castro Brito é minha avó. Afetivamente falando, ela é minha mãe”, descreve o jornalista Bruno Castro no trailer do documentário cearense “Tereza e Bruno”, que será lançado oficialmente em Fortaleza no dia 15 de novembro. A exibição acontecerá no Cineteatro São Luiz. A entrada será gratuita.

Premiado documentário cearense “Tereza e Bruno” estreia em Fortaleza em novembro
Foto: Comunik Filmes

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Documentário “Tereza e Bruno”

O documentário foi vencedor na categoria Melhor Trilha Sonora em Média-Metragem do OFF Pocket 2022, festival amazônido de cinema ocorrido nos dias 21 e 22 de outubro. O filme acumula três festivais e um prêmio antes mesmo do lançamento oficial.

Dirigido e roteirizado pela cineasta Rosane Gurgel, o documentário retrata a vida de Tereza de Castro Brito, de 94 anos, que desde 2017 convive com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e recebe os cuidados do filho, o jornalista Bruno de Castro.

Confira trailer

O filme foi gravado na casa de Tereza, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza, em novembro de 2020. “Quando a Rosane me apresentou a proposta do filme, nós vivemos um dilema porque o risco da Covid, apesar de baixo, existia e seria fatal pra uma mulher como a mamãe. Ao mesmo tempo, eu tinha receio de, mesmo sem pegar Covid, ela vir a falecer, porque esse risco é real, diante da situação dela. Aí, nós não conseguiríamos gravar e eu perderia a chance de homenageá-la mais uma vez em vida. Aceitei o convite da Rosane e nós definimos uma série de medidas de segurança. Dois ou três dias depois, nós rodamos as cenas”, recorda Bruno.

SINOPSE

Bruno está no começo da vida; Tereza, no final. Mãe e filho são um afeto que transcende o tempo e reclina o silêncio. Devoção aos detalhes, às memórias. Confissões e dor. São cuidado e carinho sem pressa. Ela o gestou nos afetos e na vida quando ele era garotinho. Hoje, adulto, ele acolhe o fim da vida de quem o ensinou a andar. Juntos, eles caminham no amor.

EQUIPE TÉCNICA
Direção e roteiro: Rosane Gurgel
Fotografia, edição e montagem: Helton Vilar
Produção: Rosane Gurgel e Danielle Falcão
Som: Fábio Xavier
Trilha sonora original: Jean Nands
Produtora: Comunik Filmes

Leia mais | Documentário narra trajetória de cearenses vítimas da ditadura militar no Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.