Artista ajudou a tornar a bossa nova conhecida no exterior e foi a primeira cantora brasileira a ganhar um Grammy
Morre aos 83 anos Astrud Gilberto, a voz de ‘Garota de Ipanema’ em inglês
Astrud Evangelina Weinert, conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos na noite desta segunda-feira (5). Em 1965, ela se tornou a primeira cantora brasileira a ganhar o Grammy de Música do Ano com “Garota de Ipanema”, na versão em inglês ao lado de Stan Getz. A notícia foi anunciada pela filha dela, Adriana Magalhães Hoineff, em uma publicação no Facebook que também foi compartilhada pela neta da artista, Sofia Gilberto. A causa da morte não foi divulgada.
“Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela e hoje está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, diz o texto.
Aos 22 anos, Astrud deu voz à versão em inglês da música Garota de Ipanema e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo.
Astrud Gilberto morre aos 83 anos
Nascida em Salvador, em março de 1940, Astrud Gilberto mudou-se para o Rio de Janeiro quando criança com sua família. Ela foi amiga de Nara Leão na juventude e foi a cantora que a incentivou a iniciar sua carreira musical. Foi também através de Nara que Astrud conheceu João Gilberto, com quem se casou em 1959.
Astrud subiu ao palco pela primeira vez em 1960, no show “Noite do Amor, do Sorriso e da Flor”, em comemoração ao lançamento do segundo álbum de João Gilberto, “O Amor, o Sorriso, a Flor”. Três anos depois, ela se mudou para os Estados Unidos com seu marido.
O primeiro álbum solo foi lançado em 1965, o mesmo ano em que ela se tornou a primeira cantora brasileira a receber o Grammy pela versão em inglês de “Garota de Ipanema”.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Caetano Veloso revela que pode estar na última turnê da carreira
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.