Chegando à sua maioridade, a 18ª edição do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba segue com inscrições abertas para as oficinas até sexta-feira, 30 de junho. Considerado um dos maiores festivais de formação musical do Brasil, o evento acontecerá de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará, com uma programação recheada de oficinas, shows e palestras.
O Festival Mi é um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, ofertando mais de 60 oficinas presenciais. As inscrições são gratuitas e realizadas no Mapa Cultural do Ceará.
Realizado por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, equipamento focado no desenvolvimento de ações e políticas promotoras das artes e no fortalecimento da economia da cultura no Ceará, o Mi retorna em uma versão totalmente presencial, abrindo 800 vagas para estudantes em um modelo pedagógico que oferece três tipos de atividades: 45 oficinas de instrumentos, 10 práticas de grupo e 4 oficinas optativas, totalizando 62 atividades.
Acessibilidade
A Secult reconhece na cultura e nas artes a possibilidade de transformar vidas e realidades, sendo direitos básicos e vitais. E, como direito, devem atender a todas as pessoas, sendo parte intrínseca das políticas da Secretaria. Dessa forma, o Festival Mi também traz a acessibilidade para suas pautas.
“A acessibilidade cultural no festival segue os princípios da acessibilidade transversal, da acessibilidade estética e do ‘nada sobre nós sem nós’. Isso significa que todas as pessoas do festival se envolvem na acessibilidade. Haverá formação para todas e todos os professores sobre acessibilidade atitudinal, e na programação artística buscamos uma acessibilidade estética: recursos como libras são compreendidas como recursos artísticos. Pessoas com deficiência compõem a equipe do festival entre professores, artistas e coordenação. O Festival MI é para todas as pessoas!”, diz Thamyle Vieira, analista de gestão cultural da Secult Ceará e representante da coordenação de Acessibilidade do Mi.
Leia também | Férias no Dragão: Festival de Teatro Infantil do Ceará acontece neste fim de semana
Proposta pedagógica do Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba
Por meio dos diálogos e trocas de saberes, o festival busca promover a geração de novas referências, a construção de plateias e a valorização de músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira.
“Após um extenso período de isolamento social, estamos felizes com a 18ª edição do Festival Mi em versão totalmente presencial, com um grande número de vagas para todas as pessoas que estudam música, têm experiência musical ou já são profissionais no ensino da área, mas que queiram ampliar seus conhecimentos, suas vivências musicais e culturais. O Festival Mi agrega, reúne e inspira pessoas em torno de uma paixão compartilhada: a música; sensibiliza o público, trazendo a conscientização e o engajamento do mesmo sobre causas socioambientais relevantes e promove ações de formação, reflexões e desenvolvimento para a cidade de Viçosa e seu entorno. Considerado o maior festival de formação em música popular do Nordeste, o Festival Mi tem um papel importante em proporcionar o encontro da diversidade de sons e músicas, e também de nos lembrar da nossa miscigenação e da nossa riqueza cultural, para que a mesma seja preservada.”, explica Patricia Marin, coordenadora pedagógica do Festival.
Confira o livreto dos cursos do Festival Mi 2023
Serviço
18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba
Inscrições para oficinas: até 30 de junho de 2023
Onde: Mapa Cultural do Ceará
Site: festivalmi.com.br/
Gratuito
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<