O Boi-Bumbá Caprichoso venceu a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”. Dessa forma, a agremiação conquistou seu 25º título na competição cultural, sendo, assim, bicampeã. As apresentações do Caprichoso nos três dias de evento destacaram os saberes e a cultura do povo amazonense como pilares, inclusive, da revolução popular para superar, portanto, opressões e preconceitos. O boi azul também foi premiado, além disso, com R$ 20 mil pela coleta superior a uma tonelada de resíduos para reciclagem na ação social de Parintins.
O Boi-Bumbá Garantido, vice-campeão, levou para o bumbódromo o tema “Garantido Por Toda Vida” em 2023. A apresentação relembrou as lutas e conquistas desde a fundação do grupo. Os clássicos “Mapinguari” e “Coração de Batuqueiro” fizeram parte do momento. Além disso, o famoso “Boi do Povão” clamou pelo fim dos garimpos ilegais na Amazônia e defendeu a diversidade através dos seus bailarinos. A cantora Márcia Siqueira e o Amo do Boi, João Paulo Faria, levaram a plateia ao delírio.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Três dias de festa
A abertura do Festival Folclórico de Parintins 2023 ocorreu na última quinta-feira (29), no evento Festa dos Visitantes. Fafá de Belém, Ludmilla, Simone Mendes e David Assayag comandaram os shows na data. Durante as três noites de evento, Garantido e Caprichoso apresentaram seus enredos em três blocos, que totalizaram 2 horas e 30 minutos, ao som de toadas referentes aos temas das apresentações.
O levantador e compositor do boi Garantido, Sebastião Júnior, se pronunciou sobre a derrota do boi vermelho. “Nunca fui vaidoso e jamais serei. Nunca será por mim, sempre será por você, meu Boi Garantido. Sempre serás o nosso orgulho. É tão bom trabalhar tranquilo, rodeado de pessoas que te dão força e torcem pelo seu crescimento. Deus me deu forças para enfrentar adversários camuflados e disfarçados que estavam bem ali do meu ladinho, torcendo cada segundo para que nada desse certo. Sempre estive convicto, desde o ano passado, de que o meu adversário nunca foi o Boi Caprichoso. Enfim, o Festival é isso, olhos voltados, muita inveja e todos querendo tomar o seu lugar. No mais, torço para que o Boi Garantido se reorganize e que a nova gestão respeite e dê a atenção que todos nós, apaixonados pelo Boi mais campeão do Festival, merecemos”, disparou.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <