O Dia dos Namorados, conhecido como Valentine’s Day, é celebrado em muitos países ao redor do mundo em 14 de fevereiro, exceto no Brasil. A data tem origens históricas e religiosas, mas tornou-se uma celebração secular do amor romântico.
A origem do Valentine’s Day remonta ao século III, na Roma antiga, onde um sacerdote cristão chamado São Valentim desafiou as ordens do imperador Cláudio II, que proibira os casamentos durante o tempo de guerra. São Valentim continuou a realizar casamentos secretos, acreditando no poder do amor. Por esse motivo, ele foi preso e, eventualmente, executado em 14 de fevereiro.
Com o tempo, o Dia de São Valentim se tornou associado à ideia de amor romântico e admiração. Na Idade Média, acreditava-se que 14 de fevereiro era o início da época de acasalamento dos pássaros, o que reforçava a conexão do dia com o amor.
Hoje, o Valentine’s Day é celebrado de diversas formas ao redor do mundo. Casais trocam presentes, flores, cartões e planejam encontros românticos para expressar seu amor e apreço um pelo outro. Muitas pessoas também aproveitam a ocasião para demonstrar afeto por amigos e familiares.
Embora seja uma tradição comercialmente influenciada, o Valentine’s Day continua a ser uma oportunidade para as pessoas expressarem seus sentimentos e fortalecerem seus laços emocionais.
Leia também | Entenda o significado das cinzas na Quarta-Feira de Cinzas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<