NOVELAS

Taís Araújo se emociona ao relembrar rejeição como primeira Helena negra de Manoel Carlos

A atriz chorou durante o relato e refletiu sobre o peso daquela fase

Compartilhe:
12 de maio de 2025
Estadão Conteúdo

Taís Araújo fez história ao ser escalada por Manoel Carlos para interpretar uma de suas protagonistas chamadas Helena – marca registrada do autor – na novela Viver a Vida, exibida em 2009. Foi a primeira vez que uma mulher negra assumiu o papel, mas a recepção do público não foi positiva e entristeceu a atriz.

Taís Araújo se emociona ao relembrar rejeição como primeira Helena negra de Manoel Carlos
Foto: Reprodução

Em entrevista ao Fantástico no domingo, 11, Taís se emocionou ao lembrar que deixou a França, onde vivia à época, para aceitar o convite no Brasil. O retorno, no entanto, foi marcado por uma enxurrada de críticas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A mãe de Taís, Mercedes, acompanhou a entrevista e contou como viu de perto o sofrimento da filha. “Eu vi a novela, e eu não achava que estava dando errado, eu achava que ela estava ótima, só que o público não aceitava”, relembrou. “O público odiou, e ela chorava. Eu falei: ‘você não está fazendo nada errado, está tudo certo. Eu quero que você viva, eu quero você mentalmente boa, sã. Isso é só um trabalho, isso aí vai passar, vai acabar’ ”

A atriz chorou durante o relato e refletiu sobre o peso daquela fase. “Hoje eu sou mãe… Você ver um filho muito triste é a última coisa que você quer”, disse.

Taís Araújo se emociona ao relembrar rejeição como primeira Helena negra

Apesar das críticas, a atriz enxerga a personagem como um divisor de águas em sua carreira, bem como na vida de outras mulheres negras. “Helena não foi só um trabalho, foi ‘o’ trabalho. Não era o fantasma que pintei. Pelo contrário, foi transformadora para muitas mulheres. A quantidade de mulheres que eu encontro e falam: ‘Deixei meu cabelo ficar crespo porque te vi na novela'”, contou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A experiência também redefiniu sua forma de atuar. “Depois de Xica da Silva, Helena foi a personagem que ampliou meu olhar artístico. Tive um insight de que precisava botar minha negritude para falar em todas as minhas personagens. Minha carreira é uma antes e outra depois”, afirmou Taís, que atualmente dá vida à personagem Raquel no remake de Vale Tudo.

Leia também | Gretchen pediu para sair do ‘Power Couple’; entenda polêmica

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.