Comunicação

Radialistas: Os maiores da cidade

Em celebração ao nascimento de Ary Barroso, lei federal instituiu 7 de novembro como Dia do Radialista

Compartilhe:
3 de novembro de 2020
Ninho Digital

Entre a AM Cidade – primeira emissora de rádio a integrar o Grupo Cidade de Comunicação – e a Jovem Pan Jericoacoara, filha mais jovem do conglomerado, grandes radialistas cearenses informam e alegram o público local através das ondas magnéticas ou da internet, em transmissões online e podcast. Desde 2006, o trabalho dessas mulheres e homens é celebrado em 7 de novembro, mesma data em que nasceu o comunicador e artista Ary Barroso.

Radialistas: Os maiores da cidade
Cid Carvalho é radialista no Grupo Cidade de Comunicação

Cid Sabóia de Carvalho (85) é jornalista e atua com comunicação desde os 12 anos. De lá para cá, passou por diversos veículos até chegar à AM Cidade 860, do GCC, onde mantém participação até hoje, de maneira remota em razão da pandemia da Covid-19. “Fui descoberto por que faltou determinado repórter e quando fiz isso, os microfones se abriram para mim”, relembra, sobre o início da carreira, na década de 1950, na Rádio Uirapuru, emissora com sede na esquina entre as Clarindo de Queiroz com General Sampaio.

O jornalista acompanhou, ao longo da trajetória, a história acontecer. Narrou o início do Regime Militar, a morte de Mahatma Gandhi, entre outros fatos marcantes. Na AM Cidade 860 mantém um programa com comentários sobre política e atualidades.

Nova geração

Juliana Ferraz apresenta programas nas rádios Jovem Pan | Foto: Arquivo pessoal

Em outra ponta, Juliana Ferraz é parte da geração mais jovem do rádio. Ela está presente em três emissoras do Grupo Cidade de Comunicação. Uma delas é a Jovem Pan Jericoacoara, no ar desde junho de 2019. Dona de uma voz inconfundível, a radialista comenta que a carreira começou de maneira despretensiosa. “Não foi uma coisa que eu me preparei para fazer na vida, só aconteceu”, relembra.

Sem hábito de escutar rádio, Juliana escutou sobre uma seleção para a Rádio Cidade 99,1 FM. Participou e foi aprovada com quase 15 mil votos. “A gente tem que andar de acordo com a evolução de tudo. É muito bom saber que pessoas do outro lado do mundo podem acompanhar a rádio, o locutor que elas gostam. Ainda assim, com toda essa tecnologia, nada como o fantástico mundo do rádio. Aquele aparelhinho que você tem na sala, na cozinha. Para acompanhar, para levar para qualquer cantinho. Ser radialista é um prazer inenarrável”, completa.

Em memória

Jurandir Mitoso marcou uma era no rádio cearense | Foto: Arquivo pessoal

O rádio cearense foi consolidado por nomes importantes. Alguns não estão mais entre nós como Jurandir Mitoso e Irapuan Lima, ambos com passagem pelos veículos do Grupo Cidade de Comunicação.

Jurandir começou a carreira na Rádio Dragão do Mar, em meados de 1950 como DJ. Depois, virou cronista esportivo. No GCC, comandou, durante anos, um programa de entretenimento na AM Cidade 860, onde era conhecido por seu estilo irreverente. “O rádio era muito sério, as características dos programas de rádio eram orquestras europeias. Eu entrei logo com música animada. Era o tempo do rock and roll e o rock era animação, era juventude e eu entrei nesse embalo”, comentou, em entrevista disponível no Youtube.

Irapuan Lima (segurando microfone) na época em que brilhou no rádio | Foto: Arquivo pessoal

Sucesso na TV Cidade por quase duas décadas, Irapuan Lima começou sua trajetória na comunicação cearense com um pouco mais de 20 anos na Rádio Iracema, em 1949. Na emissora comandou o programa infantil “A Garotada se Revela” e o “Programa Irapuan Lima”, formato que levou para a televisão. Para Gilmar de Carvalho, jornalista e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, “Irapuan não posava de celebridade. Fazia questão de ser cafona. Tinha um jeito cearense de ser e não se mostrava afetado em relação a sotaque, postura, vestuário, nada. Fez sucesso (…), criou bordões, ditou comportamento, fez o que podia fazer”.

Dia do radialista

Em breve também exista comemoração em 21 de setembro, em homenagem a criação do salário-base para a categoria, oficialmente o Dia do Radialista é celebrado em 7 de novembro. A data foi instituída em lei federal de 2006, em memória do radialista, músico e compositor Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.

Uma rádio para cada público

Sete emissoras de rádio fazem parte do Grupo Cidade de Comunicação: Atlântico Sul FM, Cidade 99,1, Jovem Pan FM, Jovem Pan News 92,9, Jovem Pan Jeri, 89 FM e a Cidade AM 860. Cada uma com o seu estilo peculiar tem o seu público cativo que fica sintonizado em seus programas preferidos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.