Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar celebra Consciência Negra; veja programação

Separamos uma lista de eventos que acontecem na cidade neste fim de semana

Compartilhe:
20 de novembro de 2020
Ninho Digital
Centro Dragão do Mar celebra Consciência Negra; veja programação
Centro Dragão do Mar organiza sarau cultural em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Museu da Cultura Cearense celebra Dia da Consciência Negra

Integrando a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Cultura Cearense exibirá, nesta sexta-feira (20), sarau virtual do coletivo Sarau da B1. A partir das 16h, no canal do Dragão no YouTube, os convidados se apresentarão ao vivo, com manifestações artísticas diversas em honra aos ancestrais pretos, além de celebrar a potência das poéticas das periferias urbanas. A realização chega à sua 60ª edição sendo símbolo de resistência e de uma produção múltipla e forte que tradicionalmente une poesia, música, teatro, capoeira e sorteio de livros.

Seis espetáculos teatrais ganham do Festival TIC adaptação para as telas

No ano em que comemora a 10ª edição, o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará fez da necessidade de migrar para o ambiente virtual, ocasionada pelo isolamento social recomendado pelas autoridades do estado, uma forma de presentear o público e cinco grupos cearenses que já estiveram nos palcos em outras edições. Deles, seis espetáculos teatrais que marcaram a história do festival, alguns que tiveram suas estreias no TIC, ganharam adaptações para o audiovisual. A partir de domingo (21), o resultado deste trabalho poderá ser assistido no canal da Invento Produções Culturais no Youtube, onde permanece até o dia 06 de dezembro com intérpretes de Libras. O lançamento será durante a live que o 10º TIC realiza, às 17 horas, sob o comando de Emídio Sanderson, diretor do festival.

Ciro Santos no Palco Solidário

O humorista Ciro Santos se apresenta nesta sexta-feira (20), às 19h30, em um restaurante na avenida Washington Soares, em Fortaleza. Ele comandará a casa no Palco Solidário, projeto que busca dar apoio ao retorno de artistas que trabalham durante à noite. A parte musical fica por conta da Sergiane Corta Fogo, que apresentará um repertório alegre e dançante.
Serviço
Ciro Santos – Projeto Palco Solidário
Quando: 20 de novembro, sexta-feira, às 19h30
Onde: Avenida Washington Soares, 1550
Mais informações: (85) 3278.8888 ou (85) 99622.1515

Teatro Transcendental

Com o tema “Alegria cura”, a 18ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega a Fortaleza com peças do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São comédias e dramas que foram selecionados entre vários espetáculos inscritos e carregam mensagens humanistas em seus enredos. O Teatro Transcendental, que é social e sem fins lucrativos, acontece no teatro do shopping Riomar Fortaleza até domingo (22). O local funciona com apenas 35% da capacidade visando medidas protetivas necessárias diante da atual pandemia. Confira a programação completa, clicando aqui.

Show de Luiza Nobel

No domingo (22), também às 17h, a cantora, atriz, compositora e arranjadora musical Luiza Nobel apresenta o show “PretaPunk” acústico. A partir da experimentação de uma musicalidade singular, resgatando uma negritude latino-americana, sobretudo brasileira e cearense, a artista faz neste projeto uma construção dramatúrgica das vivências e urgências pessoais, como a aceitação do corpo, relações amorosas e suas reflexões enquanto mulher preta. Além de músicas autorais, a artista interpreta compositores cearenses negros.

Festival Varilux de Cinema Francês

O Festival Varilux de Cinema Francês 2020 acontece no Cinépolis do Shopping Rio Mar com apoio da Aliança Francesa Fortaleza e exibe 18 longas-metragens, sendo 17 inéditos, além do clássico “Acossado” de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague. Esse ano a edição do festival será atípica, com lotação máxima do cinema reduzida e cumprindo todos os novos protocolos de higienização exigido pela OMS. Confira a programação, clicando aqui.

Festival Concreto

A 7ª edição do Festival Concreto começa nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 28 de novembro, com a presença de artistas cearenses, nacionais e internacionais. Dentre os países, estão confirmados artistas do México, Colômbia e Alemanha. Na programação, desde atividades de formação, residência artística, instalações e intervenções diversas, seminário virtual, lançamento de livro, mostra de vídeos e bazar de compra de obras de arte.

Leia mais: Residencial no Jangurussu ganha cores no Festival Concreto