Sempre é tempo para florescer!

Compartilhe:
22 de novembro de 2020
Jonas Viana
Sempre é tempo para florescer!

Florescer talvez seja um verbo bonito de ler ouvido, mas nem sempre fácil de ser vivido, aplicado em nossas vidas. Tudo o que nos acontece está de algum modo nos favorecendo: seja para nós melhorarmos, para nós despertarmos da nossa zona de conforto, ou ainda, para nós adquirirmos alguma habilidade ou mudarmos algum aspecto. O propósito sempre será o aprimoramento.

Geralmente nos sentimos propensos ou motivados a realizar mudanças significativas, em nossas vidas, quando estamos insatisfeitos, ou quando as condições em que vivemos não correspondem mais às nossas expectativas. Há certos momentos na vida que, por si mesmos, são verdadeiros marcadores que sinalizam o fechamento de um ciclo.

Precisamos desenvolver nossa “escuta interior” e, através da nossa capacidade de compreensão, termos lucidez e sensibilidade para aceitarmos que algo precisa ser ressignificado. A partir dessa percepção, é possível nos reposicionarmos e nos readaptarmos para darmos boas vindas ao “novo” com suas infinitas possibilidades.

Precisamos nos desvencilhar do que já se findou

Muitas vezes, a vida não convida, mas ela nos intima a vivermos atualizações necessárias para nosso próprio progresso, enviando-nos sinais que, muitas vezes, recusamos admitir e que têm um propósito maior: passar para uma etapa seguinte. Muitas vezes, nós não estamos atentos a estas leituras ambientais ou simplesmente as ignoramos, pois, para nós, nem sempre nos interessa sair de nossa comodidade, da nossa zona de conforto. Estamos ali, muitas vezes, estacionados no tempo e não percebemos.

Precisamos nos desvencilhar do que já se findou, seguir adiante e confiar na generosidade de Deus. É importante perceber que Deus nos oferece oportunidades de crescer com as mudanças, mas não basta mudar de lugar, de tempo, de clima, de mês. É preciso ter a disposição de acompanhar a mudança com a essência do que somos por inteiro. Talvez, na sua vida, seja hora de lançar raízes onde Deus lhe permite estar hoje.

Lance raízes neste novo “solo”

Penso que não existe melhor lugar para servir ao Senhor do que onde estamos. Por mais que tenhamos a reta intenção de fazer grandes coisas em outros lugares, o florescer, lá onde queremos estar, só vai ser possível quando florescermos aqui, no hoje e no agora! Sentir saudade dos que amamos e dos momentos felizes que marcaram nossa história é uma coisa, deixar-se paralisar pelo saudosismo e não se abrir às novidades do presente é outra. 

Já está provado que não existe trabalho, nem lugar neste mundo, que possa preencher o vazio de uma alma. Só Deus pode nos curar e nos saciar plenamente! As mudanças que Ele nos permite viver, muitas vezes, são as oportunidades de restauração que Ele nos oferece. Portanto, se hoje você sofre as consequências de alguma mudança, não pare na dor. Reaja, lance raízes neste novo “solo” e procure frutificar aí mesmo, nesse jardim onde Deus lhe plantou!

Deus abençoe você!