MÚSICA

Símbolo da cultura cearense, Babau do Pandeiro se consolida entre gerações

Artista se reinventa e conquista público mais jovem

Compartilhe:
18 de dezembro de 2020
Ninho Digital

Aos 74 anos de idade, José Maximiano de Sousa, o Babau do Pandeiro, não perdeu o fôlego para cantar e interagir com o público. Nas ruas, na internet ou até em propaganda de cerveja. Seja qual for a plataforma, ele recebe carinho, sendo reconhecido como um personagem essencial da nossa cultura cearense.

Símbolo da cultura cearense, Babau do Pandeiro se consolida entre gerações
Babau do Pandeiro estrela novo comercial de cerveja cearense

Os gracejos do público não o incomodam, pelo contrário. “Eu gosto dessa galera que me avista e me dá valor”, comenta. Nas ruas, costumava tirar selfies antes da pandemia do novo Coronavírus. O afeto, mesmo com as limitações impostas pelos decretos sanitários, continua. “Tava esperando o ônibus e quando dei fé, passou um conhecido e me deu carona. Abriu o celular dele e apresentou minha música. Ele ria com a música tocando no celular de bater foto”, relembra, feliz com o reconhecimento.

Antes de 2006, era vendedor no Centro de Fortaleza. Quando não tinha movimentação de clientes, mostrava seu talento. Tudo mudou quando participou de um programa na televisão local. “Eu me apresentei no Paulo Oliveira. Eu agradeço muito a esse cidadão. Foi ele que me colocou na mídia. Se não fosse o Paulo, hoje eu não era um cantor brasileiro, conhecido como Babau do Pandeiro”, diz, agradecido com o apoio recebido do comunicador.

O cantor já se apresentou em palcos de bares e casas de show na cidade e até em outros estados do país. Hoje, o ritmo é outro. “Nenhuma [casa de show] quer mais me chamar”, lamenta.

Reivenção

Mesmo com poucas apresentações, Babau é indiscutivelmente um símbolo da cultura local, marca da nossa “gaiatice”. Tanto que foi escolhido para representar a Legítima, cerveja cearense, em uma nova propaganda.

“Enquanto outras marcas olham para quem está em alta na mídia, nós buscamos valorizar as pessoas comuns que têm no seu jeito de falar e agir uma verve humorística, debochada, engraçada por natureza. Demos palco aos personagens populares, muitas vezes esquecidos pela mídia. Um exemplo é o querido Babau do Pandeiro, que nessa campanha ganha sua devida homenagem”, comenta Giácomo Brayner, diretor sócio da Bando Propaganda.

A gravação marcou o artista, que mesmo se adaptando às ferramentas tecnológicas, reconhece sua presença no mundo digital. “Muita gente que tem seu celular de bater foto, me coloca [para ser fotografado]”, garante. Vaidoso, adora receber atenção nos locais onde passa. Em uma apresentação tempos atrás, foi parado dentro de um clube por um grupo de jovens mulheres. “Aquelas garotinhas, filhas daqueles barões, chegavam perto de mim iguais a umas cocotinhas e diziam ‘eu gosto de você’. Aquela alegria comigo”, diverte-se.

Veja o comercial estrelado por Babau do Pandeiro:

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.