O ator e humorista Whindersson Nunes publicou nas suas redes sociais que vai realizar uma doação de cilindros de oxigênio para os hospitais de Manaus. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14), no início da noite.
Segundo o artista, a doação é de 20 cilindros com o volume de 50 litros de oxigênio que devem abastecer as unidades de saúde mais necessitadas de Manaus.
Leia também | Governo do Amazonas pede doações de oxigênio ao Ceará; Camilo atende ao pedido
Além disso, Whindersson também fez questão de cobrar uma atitude dos demais colegas de profissão: “Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir????”.
Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus!
Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir???? 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼 pic.twitter.com/l5jbd50vfR— Whindersson (@whindersson) January 14, 2021
Falta de oxigênio em Manaus
Manaus, capital do Amazonas, entrou em um novo pico da crise provocada pelo novo coronavírus. Nesta quinta-feira, o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, foi um dos profissionais que denunciou a falta de oxigênio para os pacientes internados na cidade.
“Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ‘ambuzados’ (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros”, disse Viana.
De acordo o médico, o Amazonas precisa de ajuda. “Transportar oxigênio de outros estados, em caráter de guerra, é uma necessidade para salvar vidas”, solicitou.
Uma moradora de Manaus publicou um vídeo na internet, expressando o desespero com a situação. “Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Não tem oxigênio, é muita gente morrendo”, disse.