Ícone do site Portal GCMAIS

Exposição “Antessala” é aberta no Sobrado Dr. José Lourenço neste sábado (16)

Exposição “Antessala” é aberta no Sobrado Dr. José Lourenço neste sábado (16)

A exposição de Sérgio Gurgel anuncia, para além de muitas linhas invisíveis, a força da energia feminina.

O Sobrado Dr. José Lourenço, no centro de Fortaleza, recebe a partir deste sábado (16), “Antessala”, uma exposição imersiva e multissensorial do artista cearense Sérgio Gurgel.

A mostra fala sobre a vida na sua fragilidade e na sua potência. Os objetos apresentados ao público deixam rastros de matéria afetiva e ajudam a narrar a história de personagens femininas que fazem parte da pesquisa e intimidade do artista. Como em camadas a serem desvendadas, o percurso da exposição é atravessado por pinturas em diversas superfícies de objetos – espelhos, mobiliário, tecidos, vidros, e também por projeções de vídeo, vozes, cheiros, luz e sombra, revelação e mistério.

Com coordenação de Aldonso Palácio e curadoria de Carolina Vieira, a exposição ocupará três salas com diversas instalações no segundo piso do edifício histórico, localizado na Rua Major Facundo, 154.

“Antessala” segue aberta até o dia 20 de fevereiro com visitação gratuita de terça a sexta-feira (09 às 17h) e aos sábados (09 às 14h).

Sérgio Gurgel 

Artista visual que vive e trabalha em Fortaleza, Ceará. É integrante do grupo de estudos da Galeria Multiarte desde 2018. Tem concentrado sua produção mais recente em Fortaleza, mesmo tendo coletado muito da sua pesquisa na terra natal, Acopiara. Participou, em 2019, de residência artística no Crato-CE, organizada pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo. Desde 2015, quando expôs na Galeria Gentil Carioca (RJ), na mostra Bângala: Yakã Ayê, tem participado de diversas exposições em Festivais e Galerias. Recentemente esteve na Norte Bienal Arte (2020), Sobral-CE, com a obra Laço Vertical. Sua pesquisa transita entre a velhice feminina e o erótico, onde o artista recria narrativas e elabora novos significados para objetos carregados de memórias, afetos e ficção.

Publicidade

Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o sobrado da rua da Palma – atual Major Facundo – é testemunha de épocas distintas da história do Ceará. Primeira edificação de três andares construída no Estado, o Sobrado José Lourenço, como hoje é chamado e reconhecido, já teve múltiplos usos. Foi moradia, consultório médico, oficina de marcenaria, repartição pública, bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado, com patrocínio da Oi, através da Lei Rouanet, e parceria da Oi Futuro. Inaugurado em 31 de julho de 2007, abre as portas ao público com nova destinação: ser um espaço de convivência das artes visuais do Ceará.

Serviço:

ANTESSALA

Abertura: sábado, 16 de janeiro de 2021 às 10h

Exposição: 16/01 a 20/02/2020

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza – CE

Visitação gratuita de terça a sexta-feira (09 às 17h) e aos sábados (09 às 14h)

Sair da versão mobile