Iracema faz parte do imaginário brasileiro sobretudo pela contribuição do escritor cearense José de Alencar, autor do romance homônimo publicado em 1865. A personagem agora é a protagonista da animação infantil “Clube da Iraceminha”, que estreia no YouTube Kids nesta quarta-feira (10).
Direcionado para crianças de 0 a 3 anos, cada episódio terá de 3 a 4 minutos de duração e se apropriará de uma linguagem de fácil acesso. Recursos adicionais como legendagem e interpretação em Libras também estarão disponíveis.
Apesar da inspiração na obra de José de Alencar, o Clube não terá relação direta com o livro. Na trama da websérie, Iracema é uma garota extrovertida de 5 anos de idade que nasceu e foi criada na tribo Tabajara, localizada no Ceará.
A aventura colocará em evidência temáticas sobre a cultura indígena e cearense, explorando hábitos, brincadeiras e cenários cheios de cores e afetos. A série teve orientação pedagógica para garantir a melhor experiência das crianças durante as exibições.
Siga o GCMAIS no Google Notícias
De acordo com a cineasta Renata Freire, uma das idealizadoras do projeto, o Clube da Iraceminha se junta a projetos que conquistaram o público infantil como a Galinha Pintadinha. “O Clube da Iraceminha entra para agregar esse setor de produção audiovisual, além de ser uma websérie realizada totalmente no Ceará, que valoriza as nossas raízes e dialoga com o público infantil”, explica.
A trama do primeiro episódio será focada no surgimento de Iraceminha desde o seu nascimento, traçando as características de sua personalidade, mergulhando na cultura indígena e na relação dela com os animais e a natureza. Já o segundo episódio vai abordar um valor muito importante: a cooperação.
Os episódios serão acompanhados por uma narradora e por músicas e passos de dança ritmados de forma lúdica, para que as crianças possam se divertir e se encantar com os personagens.