Composta pelo vocalista Tunde Baiyewu e o tecladista Paul Tucker, Lighthouse Family se tornou a banda de maior sucesso da soul music inglesa. A trajetória dessa dupla começou em 1993 quando eles decidiram gravar algumas canções autorais. Nesse período, os jovens ainda trabalhavam como os barmans em Londres.
O disco de estreia do Lighthouse Family, “Ocean Drive”, foi lançado em 1995, e vendeu mais de 1 milhão e 600 mil cópias no Reino Unido. O álbum, que teve como primeiro single a música “Lifted”, estourou em diversos países. O sucesso da estreia deu à dupla o título de “duo mais popular da Europa”.
Sucesso em todo o mundo
Apenas dois anos depois, eles emplacaram o segundo disco, “Postcards From Heaven”. A canção “High” alcançou o topo das paradas e entrou no top 10 da Austrália, Suíça, Áustria, Reino Unido, Holanda, Nova Zelândia e Itália, tornando-se uma das músicas de maior sucesso da Lighthouse Family.
Em 1999, a banda gravou a música “Ain’t No Sunshine”, que estourou como a canção principal da trilha sonora do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”. Em 2001, a dupla lançou um novo disco intitulado “Whatever Gets You Through the Day”. O trabalho veio para consolidar a carreira da dupla. O disco contava com a música ‘(I Wish I Knew How It Would Feel To Be) Free/One’, outro sucesso do Lighthouse Family.
Separação e reencontro
A dupla separou-se em 2003 e, no ano seguinte, Tunde Baiyewu, compositor e voz marcante do Lighthouse Family, gravou seu primeiro disco solo, emplacando o hit “Great Romantic”.
Entre 2010 e 2011, o duo britânico reuniu-se para uma série de concertos no Reino Unido e Irlanda, ficando, após esses espetáculos, novamente um hiato… até que em 2019, a banda voltou à ativa e lançou seu quarto disco de estúdio, “Blue Sky in Your Head”, apresentando como single a canção “Live Again”.
Programa Café Concerto
Rádio Atlântico Sul 105, 7
Sábado 09h | Domingo 10h