A história da cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata começa em Alto Garças, no Mato Grosso. A artista, que possui ascendência de índios Xavantes, saiu, aos 14 anos de idade, de sua terra para ir morar em Uberlândia, Minas Gerais. Aos 15 anos, ela começou a fazer apresentações em bares locais e a participar de bandas de reggae e de ritmos regionais.
Foi em 1997, aos 21 anos, que Vanessa da Mata conheceu Chico César e, com ele, compôs a música “A força que nunca seca”, gravada por Maria Bethânia. A canção também virou o título do disco da cantora baiana. A gravação concorreu ao Grammy Latino.
A música mais executada nas rádios
Em 2002, aos 26 anos, Vanessa da Mata lança seu primeiro CD. Entre os sucessos deste disco estão “Nossa Canção”, “Não me Deixe só” e “Onde Ir”. Dois anos depois, chega ao mercado o disco “Essa Boneca Tem Manual”. Além de suas próprias canções, como “Ai, Ai, Ai…”, “Ainda Bem”, “Música” e “Não Chore, Homem”, Vanessa regravou “Eu Sou Neguinha” de Caetano Veloso e “História de Uma Gata” de Chico Buarque.
“Ai, Ai, Ai…” se tornou a música nacional mais executada nas rádios em 2006 e o álbum ganhou Disco de Platina. Já em 2007, o disco “Sim” recebeu uma indicação ao Grammy Latino, o prêmio mais importante do meio musical, ganhando o troféu de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. 2007 também foi marcado pela união de Vanessa e o cantor internacional Ben Harper, com o lançamento de “Boa Sorte/Good Luck”, que foi um dos grandes sucessos da cantora. Em 2009, ela lança um álbum ao vivo em comemoração aos seus seis anos de sucesso.
Gilberto Gil e Tom Jobim
Em 2010, é a vez do lançamento do disco ‘Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias’. O álbum, com 12 músicas inéditas e autorais, tem como destaque as canções “Te Amo”, “As Palavras” e “Quando Amanhecer”, parceria de Vanessa com Gilberto Gil. Já em 2013, depois do sucesso da turnê em homenagem a Tom Jobim, ela lança o álbum “Vanessa da Mata canta Tom Jobim”, com 16 das 23 músicas cantadas durante os shows.
“Segue o Som”
Em 2014, a cantora confirmou o lançamento de seu novo disco, intitulado ‘Segue o Som’. A artista recebeu indicações pelo trabalho e pela canção de mesmo nome nos Grammys Latinos. O disco concorreu na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e a música na categoria Melhor Canção Brasileira. “Segue o Som” também foi a música brasileira mais executada nas rádios durante 2014, no segmento adulto.
Uma trajetória de sucesso
Depois de “Caixinha de Música”, de 2017, em 2019, Vanessa da Mata lança o álbum “Quando deixamos nossos beijos na esquina”, o sétimo disco de estúdio da carreira. O trabalho conta com o sucesso “Só você e eu”. Com diversas músicas em trilhas sonoras de novelas, Vanessa da Mata construiu uma trajetória de sucesso. A artista transita não só pela MPB, mas por diversos estilos que vão, do regional ao pop, da balada intimista ao hit dançante.
Programa Café Concerto
Rádio Atlântico Sul 105, 7
Sábado 09h | Domingo 10h