Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SUA MELHOR TRILHA
Ouça as melhores músicas de Lionel Richie no Café Concerto deste final de semana
Café Concerto, programa da rádio Atlântico Sul FM 105,7, traz toda semana artistas e bandas de destaque
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 5 de março de 2021
Ouça as melhores músicas de Lionel Richie no Café Concerto deste final de semana
Ouça as melhores músicas de Lionel Richie no Café Concerto deste final de semana (Foto: Reprodução Internet)

O Café Concerto desta semana presta uma homenagem ao cantor, compositor e produtor musical norte-americano, Lionel Richie. Ele começou a carreira na música aos 18 anos de idade como líder do grupo The Commodores e vendeu mais de cem milhões de discos em sua jornada solo.

Lionel Richie participou de diversos grupos de R&B na década de 1960 e, em 1968, se tornou vocalista e saxofonista dos The Commodores. Em pouco tempo, a banda foi convidada para abrir a turnê dos Jacksons 5, tornando-se conhecida em todo o mundo. O grupo veio a ser um dos conjuntos de maior sucesso nos anos 1970.

Como líder dos The Commodores e compondo a maior parte das letras, Lionel Richie firmou seu nome na música. A banda se estabeleceu como um grupo de soul popular, com o ritmo funk, com o som dançante e também com músicas mais românticas como, “Easy”, “Three Times a Lady”, “Still” e “Sail On”.

Tema do filme Amor Sem Fim

No início dos anos 1980, o cantor gravou uma música do já consagrado Kenny Rogers: ‘Lad’. Na sequência veio ‘Endless Love’, tema do filme ‘Amor Sem Fim’. A canção, gravada em parceria com Diana Ross, foi o tema musical mais vendido na história do cinema e ganhou o disco de platina. Em 1982, o sucesso encorajou Richie a seguir carreira solo.

“We are the world”

O álbum de estreia “Lionel Richie” rapidamente atingiu o primeiro lugar das paradas da Billboard, com os hits “Truly” e “You are”. O disco foi o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Empolgado com o sucesso, ele lança seu segundo álbum, “Can’t slow down”, em 1983.

Impulsionado pelos hits “Hello” e “All night long (All night)” o álbum ganha o prêmio Diamante da música, representando a venda de mais de 10 milhões de cópias. Esse período foi um dos mais marcantes da carreira de Lionel Richie, onde ele acumulou quase 24 prêmios.

Em 1984, ele foi convidado especial para cantar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em Los Angeles. Um ano depois, em parceria com Michael Jackson, Lionel Richie escreve o single “We are the world” para o projeto “USA for Africa”, que tinha como objetivo arrecadar fundos para as famílias vítimas da fome na África.

Primeiro lugar das paradas

Em 1986, chega às lojas o single “Say you say”, trilha sonora do filme “While Nights”, que alcançou o primeiro lugar das paradas, garantindo ao cantor o Oscar de Melhor Canção Original. Seus álbuns na década de 1990 como ‘Louder Than Words’ e ‘Time’ não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior.

Já em 2006, Richie lança seu oitavo álbum de estúdio “Coming Home”. A música “I Call It Love”, tornou-se seu primeiro single a estar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos em 10 anos. Em 2009, veio ‘Just Go’. Já em 2012, o cantor lançou ‘Tuskegee’.

Em 2019, em comemoração aos seus 70 anos de idade, ele lança o disco ao vivo ‘Hello From Las Vegas’ com novas versões de seus principais sucessos. No ano passado, no início da pandemia de Covid-19, Lionel Richie apresentou uma nova versão de “We Are the World”.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105, 7

Sábado 09h | Domingo 10h


Deixe seu comentário