Portal GCMAIS

Conheça a trajetória de Isis Cidade, apresentadora da TV Cidade Fortaleza

Conheça a trajetória de Isis Cidade, apresentadora da TV Cidade Fortaleza (Foto: Nanda Lisiêux)

Com quase 17 anos de TV Cidade Fortaleza, Isis Cidade tem muita história para contar. A profissional, que já esteve na produção, reportagem e edição de texto, é, atualmente, a editora-chefe e apresentadora do Cidade Alerta Ceará, programa policial que é exibido de segunda a sexta, às 18 horas, no canal 8.1. Em entrevista ao portal GCMAIS, Isis falou sobre os desafios e os aprendizados ao longo de sua trajetória.

Antes de desbravar o jornalismo, Isis sonhou em ser fisioterapeuta. Mas, ao receber um panfleto do esposo, que, na época, era o seu namorado, tudo mudou. Isis decidiu cursar jornalismo e, tempos depois, já estava estagiando em um jornal no bairro João Arruda, em Fortaleza (CE).

A trajetória de Isis Cidade, apresentadora da TV Cidade Fortaleza

Foi em uma associação beneficente que ela deu os primeiros passos na sua carreira jornalística. Ainda na faculdade, a jovem Isis teve a oportunidade de fazer suas primeiras matérias em vídeo para a recém-criada TV Universitária. Foi também nesse período que a profissional conheceu Emanuella Braga, colega de emissora.

“Na época, eu fazia reportagens para um programa de responsabilidade social. Quem apresentava o programa era Emanuella Braga. O nome do programa era Sociedade Organizada. Nós duas produzíamos e eu fazia as reportagens”, relembra Isis.

Uma mulher no jornalismo policial

Isis ficou 13 anos como repórter de rua na TV Cidade Fortaleza. Ela conta que sempre gostou da área policial e que, ao longo de suas reportagens, muitos foram os aprendizados. “A gente amadurece muito, a gente aprende a cada dia. A vantagem da reportagem de rua é que você conhece personagens e aprende com eles. Tem horas que você se envergonha de si própria, tem horas que você se agiganta”, relata a profissional.

Publicidade

“A experiência e o amadurecimento que a rua me trouxe, em vários segmentos da minha vida, eu devo a cada comunidade que eu fui e a cada personagem que eu conversei, a cada história de superação que eu conheci”, ressalta Isis.

Atualmente, Isis é a única jornalista, no Estado, à frente de um programa policial. A oportunidade de apresentar o Cidade Alerta Ceará veio como um presente do saudoso Roberto César. “Eu passei a ser substituta dele. Foi um presente para mim, mas um desafio enorme, porque estar ao vivo, lidando com notícias sociais, é uma responsabilidade muito grande, principalmente por eu ser mulher”, conta.

“A gente tem que derrubar e enfrentar muitas barreiras, o preconceito e a aceitação, apresentando um programa policial. O maior desafio é você passar credibilidade por ser mulher. Estamos no século 21, mas, infelizmente, ainda existe esse tipo de preconceito”, destaca a jornalista.

Tudo mudou com a maternidade

Foi por ter se tornado mãe que Isis pediu à direção do Grupo Cidade de Comunicação para sair da reportagem de rua. “A Isis mãe se tornou uma outra pessoa, eu me achava a mulher mais forte, mais gigante do mundo, mas, depois que eu me tornei a mãe do Artur, eu vi o quanto eu sou frágil ao estar na rua e ter medo, medo de morrer, medo de acontecer algo comigo, medo de deixar meu filho. Embora eu tenha um marido e um pai excepcional, não tem como não ter a mãe do lado”, relata emocionada.

“Na reportagem, a gente pegava plantão de madrugada e viajava. Mas, graças a Deus e a direção, eu consegui a oportunidade de sair da rua. Já tinha conseguido fazer meu nome, deixei meu legado na reportagem policial, fiquei interna e estou até hoje. Mas se precisar voltar para a rua eu volto”, conta Isis.

Mulher forte na fé

A apresentadora se considera uma mulher de fé. “Se eu não me fortalecer na fé, eu, Isis, não funciono. O cansaço que a gente traz, desse segmento policial, não é o físico, é o cansaço emocional”, explica a jornalista.

“É Deus, e a intercessão de Nossa Senhora, que me dá força, me encoraja a cada dia a continuar fazendo o meu trabalho, pedindo sempre que o Espírito Santo me ilumine para que saia da minha boca as palavras corretas para que eu não erre – errar não no sentido de ser perfeita, mas no sentido das colocações que eu faço -, porque a gente está falando de vidas, de famílias, de pessoas que, assim como nós, sofrem, padecem de questões sociais, algumas mais, outras menos. Mas é a fé que me mantém de pé, emocionalmente falando”, testemunha Isis.

Questionada sobre qual mulher é sua principal referência, Isis, de imediato, responde com a voz embargada: “Minha mãe, Maria do Carmo, que sempre me apoiou, que sempre me encorajou e nunca deixou eu desistir.”

Mensagem para as mulheres

“Mulheres, sejam fortes, encorajem-se, agigantem-se, nós não somos frágeis coisa nenhuma, nós somos mais fortes do que a gente imagina. Nós temos o poder, poder de mudar, poder de colocar amor, poder de fazer tudo se tornar diferente de uma forma positiva, poder de se agigantar diante das dificuldade. Não fraquejar, não achar que não podemos. Sim, a gente pode muito, a gente pode tudo”, motiva Isis.

Para encerrar, gratidão

Ao final da entrevista, Isis desejou expressar sua gratidão a todas as pessoas que já passaram por sua vida e ainda aproveitou a oportunidade para pedir perdão, caso tenha magoado alguém em alguma de suas colocações durante o programa ou durante as matérias.

“Gratidão à direção da emissora, rezo por eles todos os dias até hoje, porque o sentimento realmente é de gratidão. Gratidão por todo apoio, pelas oportunidades, pelos puxões de orelha, pelo respeito… A gratidão que eu tenho pela família Miguel Dias é eterna. E também pelos cinegrafistas, os motoristas, pessoas que estão nos bastidores, pessoas que me ajudaram tanto… E eu faço questão de todos eles sempre saberem disso, porque na rua a gente é protegido pelo cinegrafista, pelo motorista… É uma família, a gente passa mais tempo trabalhando do que em casa”, finaliza emocionada.

Sair da versão mobile