CAFÉ CONCERTO

Café Concerto traz as canções que marcam a trajetória de Nando Reis

Um dos principais arrecadadores de direitos autorais no Brasil é o homenageado do programa da rádio Atlântico Sul FM 105,7

Compartilhe:
26 de março de 2021
Antonio A. F. dos Santos

A carreira musical de José Fernando Gomes dos Reis, o Nando Reis, começou com a banda de rock Titãs, em 1982. Aos 19 anos, ele assumiu o baixo e também se tornou um dos cantores e compositores do grupo.

Café Concerto traz as canções que marcam a trajetória de Nando Reis
Os principais sucessos e curiosidades da carreira do artista a partir das 9h deste sábado (27).

Primeiros trabalhos solo

Nando Reis lançou seu primeiro álbum solo em 1995, com o nome de “12 de janeiro”, quando ele ainda estava no Titãs. Em 2000 foi a vez de “Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro”. O álbum conta com canções que estouraram alguns anos depois, como “All Star” e “Relicário”. Em 2001, Nando Reis lança “Infernal”.

Saída dos Titãs

Com o sucesso da carreira solo, se sentindo incompreendido e pouco aproveitado na banda, Nando toma a decisão de deixar o Titãs. Em 2003, ele estava oficialmente fora da banda e já possuía um novo trabalho: o álbum “A letra A”. Entre os sucessos do disco está “Luz dos Olhos”. Em 2004 ele firma parceria com a MTV e estoura com o lançamento do CD e DVD “MTV Ao Vivo – Nando Reis e os Infernais”. Com o trabalho, o cantor ganha discos duplo de ouro e platina.

Primeira indicação ao Grammy Latino

O álbum “Sim e Não”, com a música “Espatódea”, em homenagem a uma de suas filhas, foi lançado em 2006. Em 2007, ele lançou “Luau MTV”, que lhe rendeu disco de ouro e platina. Em 2009 é a vez de “Drês”, onde a música “Ainda Não Passou” é indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira.

Lucros com direitos autorais

Em 2012 chega ao mercado “Sei”, disco que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Em 2012, Nando Reis figurou na lista dos dez artistas que mais lucraram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o ECAD. Em 2016, estava na décima quinta posição do mesmo ranking, além de ser o sexto na lista de arrecadação com shows e o primeiro no ranking de arrecadação de música reproduzida em locais públicos.

Em 2016, Nando Reis lançou o CD “Jardim-Pomar”, com o single “Só Posso Dizer”. O álbum foi premiado com o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Trinca de Ases e Roberto Carlos

Em 2017, Nando Reis formou o supergrupo “Trinca de Ases” com Gilberto Gil e Gal Costa. O projeto dos três artistas se tornou um CD e um DVD. As canções do álbum são em maioria pertencentes ao repertório de cada um dos músicos, e inclui três canções novas: ‘Tocarte’, escrita por Gil e Nando; ‘Dupla de Ás’, de Nando, e ‘Trinca de Ases’, de Gil.

Em abril de 2019, Nando Reis lançou o álbum “Não sou nenhum Roberto, mas às vezes chego perto”, inteiramente dedicado ao rei Roberto Carlos. Antes da pandemia de coronavírus, o artista se apresentava pelo Brasil com a turnê “Esse Amor sem Preconceito”.

Composições para outros artistas

E muitas músicas que você nem imagina são de autoria de Nando Reis. Um dos exemplos é a canção “Diariamente”, que fica famosa na voz de Marisa Monte, além de “All Star”, “O Segundo Sol” e “Relicário”, que são interpretadas por Cássia Eller. “Resposta”, “É Uma Partida de Futebol”, “Dois Rios” e “Ainda Gosto Dela” ele escreveu especialmente para o grupo mineiro Skank. Os hits “Onde Você Mora” e “Querem o meu sangue”, do Cidade Negra, também são obras do ruivão, assim como “Do Seu Lado”, do Jota Quest.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105, 7

Sábado 09h | Domingo 10h

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.