Ícone do site Portal GCMAIS

Luciana Ribeiro fala sobre sua história de vida e a carreira no Grupo Cidade

Fotos: Arquivo Pessoal

Carismática e com uma voz marcante, a jornalista e locutora Luciana Ribeiro é uma figura conhecida pelos cearenses. Diariamente, Luciana conversa com milhares de ouvintes e telespectadores por meio do Super Manhã, na Rádio 89 FM, e do programa Cidade 190, na tela da TV Cidade Fortaleza. Em entrevista ao portal GCMAIS, a apresentadora contou um pouco da sua história e falou sobre sua trajetória profissional.

Portal GCMAIS: Como foi a escolha pela comunicação, mais especificamente pelo jornalismo e pelo rádio? Quais foram as suas principais influências pessoais e profissionais?

Luciana Ribeiro: Minha carreira começou em 2011, quando fui convidada para participar de um programa de entretenimento que era exibido na TV Cidade Fortaleza. Na época, também fiz algumas participações em programas de rádio e adorei. Tudo foi amor ao primeiro contato! Depois disso, fiz cursos e faculdade. O programa era o Show do Pepiteiro, mas fiz participações em outros programas.

Sobre influências, de verdade, nunca foquei em um nome, sempre quis ser melhor do que sou, me inspiro na luta de muitos que só precisam de oportunidades. Eu tive a minha e aqui estou! Nunca me imaginei na TV, mas sempre fui apaixonada por esse universo e Deus é quem me conduz. Para ele, o impossível não existe!

GCMAIS: Há quanto tempo você está no Grupo Cidade de Comunicação (GCC)? Você se lembra do primeiro projeto/programa que participou/gravou? Como foi essa experiência?

Publicidade

Luciana: Sempre trabalhei na TV Cidade Fortaleza. Meu primeiro trabalho foi para um programa que era exibido aqui. Mas, diretamente, com carteira assinada pela TV, comecei em 2012. Há exatamente nove anos sou mais feliz graças a minha profissão. Lembro-me até da primeira matéria! Comecei no Acontece Aqui, que só mostrava baladas e tudo que acontecia de bom na cidade. Era bom demais!

Depois, o Patriolino Ribeiro Neto [diretor de criação e qualidade] decidiu lançar um novo programa na grade da TV. Algo mais atual, pra cima e mais intimista com os artistas e convidados. O Arrasou era o programa mais completo da TV cearense. Fiquei à frente até o início da pandemia, pois foi substituído pelo especial Ceará no Ar, o qual também apresentei ao lado dos âncoras e de outros colegas de trabalho.

GCMAIS: Em uma entrevista sobre o aniversário do Grupo Cidade de 42 anos, você partilhou um pouco sobre sua relação com o doutor Miguel Dias. Poderia descrever um pouco mais sobre como foi conviver com ele e quais os aprendizados que você carrega até hoje?

Luciana: Ele é o grande responsável por quem sou profissionalmente. Na época, quando ele me chamou para nossa primeira conversa, eu trabalhava no programa do Guido Albuquerque. Lá, eu produzia, apresentava e fechava os contratos comerciais, além de participar do seu programa de rádio. Fazia tudo isso sem nenhuma experiência, pois nunca atuei na área.

Ao final da nossa primeira reunião, ele me disse: “você vai ser grande, baixinha. É guerreira, forte, família e temente a Deus. Quero você com a gente!” Imagine aí?! Eu saí toda boba da reunião. Nunca me vi como ele falou. E pra falar a verdade, na hora eu não acreditei no que ouvi. Mas depois… me impulsionei e passei a acreditar, sonhar e lutar (muito mais) pelos meus sonhos.

Ele foi o melhor mentor que alguém poderia ter. Um amigo feroz, brincalhão, muitas vezes um pai para mim. Chorei e sorri em inúmeras conversas. Ouvia suas infinitas histórias, sempre abismada com tudo. Era tão bom… sempre saia mais forte e com um aprendizado sem igual depois de cada encontro. Sinto muita falta dele. Escrevo com lágrimas caindo neste momento. Gratidão eterna!

GCMAIS: Em que contexto você chegou ao programa Cidade 190? Qual o ano? Quem eram os apresentadores? Como foi o convite? Sobre a primeira vez no ar, o que você tem para partilhar? O programa faz parte da sua história pessoal e profissional? Por quê?

Luciana: Comecei no Cidade 190 pouco depois que entrei aqui. Sem dúvidas, um amor sem igual! Gaida Dias [diretora do Grupo Cidade] me fez o convite e óbvio que aceitei na hora. Tive medo, confesso. O programa é ao vivo, popular e diário. Como não temer? Mas foi incrível! O Vitor Valim [ex-apresentador do programa] e o Evaldo Costa me receberam muito bem. São como irmãos pra mim!

Me identifico com as inúmeras histórias que vejo diariamente no programa. Venho de uma periferia muito pobre. Estudei em escola pública, trabalho desde a adolescência, fui criada por minha avó com muito amor e rigor. Convivi com a pobreza no real sentido da palavra. Perdi pessoas que amo para a violência. Eu sei na pele o que essas pessoas passam. Passei por tudo que você possa imaginar.

Como sou filha de pais separados, vivi os dois lados de uma sociedade. Ainda era uma criança quando sai de uma família “padrão”, classe média, e fui morar em um interior, numa casa que se quer tinha energia elétrica. Cheguei para morar no interior do Ceará com 9 anos de idade. Voltei para Bahia aos 17, e dois anos depois voltei para pra cá. Mas dessa vez para a capital!

Com o tempo, tudo foi melhorando. Anos depois, já em Fortaleza, fui agarrando as oportunidades com muito amor e gratidão. Quando comecei trabalhar na TV, literalmente mudei de vida.

GCMAIS: Como foi a estreia na 89 FM? Já tinha feito algo parecido? Como lidar com a responsabilidade de conversar com milhares de ouvintes todos os dias? Quais aprendizados você já teve nessa jornada no rádio?

Luciana: Foi incrível! É algo totalmente diferente. Já tinha feito algumas participações, mas nada parecido. Com certeza! Adoro novidades, sou movida por desafios, sou GCC, não dá pra ficar parada, né?

Novos projetos

Em 2021, Luciana Ribeiro terá um novo espaço para conversar com o público. A novidade segue guardada em sete chaves, mas, em breve, será divulgada e com a mesma garra e força a jornalista e locutora pretende abraçar essa nova oportunidade de mostrar todo o seu talento e carisma.

Leia também

Conheça a trajetória de Isis Cidade, apresentadora da TV Cidade Fortaleza

Confira as novidades das rádios do Grupo Cidade que entram no ar a partir de hoje

Sair da versão mobile