Ícone do site Portal GCMAIS

Por que se come chocolate na Páscoa?

Porque se come chocolate na Páscoa?

No século XIX, começou-se a prática de fazer os ovos completamente de chocolate.

A Páscoa, em 2021, acontece no dia 4 de abril. Celebrando a ressurreição de Jesus, a data é, rapidamente, associada com a tradição de presentear as pessoas com ovos de chocolate. Porém, apesar de ser uma tradição, é comum se perguntar: por que comer chocolate e por que em formato de ovos?

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Aprenda a fazer ovos de páscoa especiais com o Chef Matheus Vieira

A gastrônoma Adline Alves, formada na Universidade Federal do Ceará, explica que os ovos de páscoa não foram sempre feitos de chocolate. “Antes as pessoas trocavam, como presentes, ovos de galinha enfeitados”, diz ela.

Foram os franceses que começaram a esvaziar os ovos e recheá-los com o doce. No século XIX, começou-se a prática de fazê-los completamente de chocolate, dando início à tradição que conhecemos hoje.

Publicidade

Leia também | Participe do Itinerário Quaresmal com Padre Leandro Dutra

Os pesquisadores, porém, não sabem dizer o motivo pelo qual o chocolate foi o doce escolhido para rechear os ovos.

O ovo na Páscoa

O ovo é símbolo de fecundidade e renovação há, pelo menos, 5 mil anos. Quando os persas, por exemplo, celebravam o equinócio de primavera (que acontece neste período da Páscoa no Hemisfério Norte) com uma festa em que se serviam ovos cozidos. Em outras civilizações antigas, a associação do ovo com celebrações relacionadas à renovação também eram comuns.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

A relação entre os ovos e a festa cristã não possui uma data definida, mas existem teorias que tentam explicar essa associação. Uma delas fala do papa Júlio III, que teria proibido o consumo de ovos durante a Quaresma. Por conta desta decisão, os estoques desta comida cresciam neste período e, para não desperdiçar comida, as pessoas enfeitavam o ovo e presenteavam uns aos outros.

Leia também | Páscoa de 2021 deve ter retração das vendas no varejo, diz CNC

Sair da versão mobile