Ícone do site Portal GCMAIS

Sommelière dá dicas para harmonização de chocolate e vinhos

Sommelière dá dicas para harmonização de chocolate e vinho

Foto: Pexels / Reprodução

A corrida para garantir os chocolates e ovos de Páscoa já começou. Com a aproximação da temporada mais esperada pelos chocólatras, a sommelière Jardênia Siqueira, traz dicas para harmonizar esse tão adorado doce com vinhos.

Leia mais | Com pandemia, celebrações da Páscoa têm adaptações ou restrições

Como fazer um ovo de páscoa caseiro?

“O vinho é uma bebida democrática. Ele é bem-vindo em qualquer época do ano e combina com diferentes pratos, inclusive o chocolate. Além disso, tanto o vinho quanto o chocolate amargo possuem flavonoides, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, portanto a união deles traz grande benefício para a saúde”, relata Jardênia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

A sommelière diz ainda que o indicado é equilibrar o sabor dos alimentos. “Uma dica básica é o equilíbrio de sabores. Portanto, o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate, pois o açúcar do chocolate pode elevar a acidez do vinho e deixá-lo desagradável ao paladar.”

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Confira o vinho indicado para cada tipo de chocolate:

Chocolate branco: pelo fato de ter baunilha em sua composição, os vinhos brancos e doces são os mais indicados para equilibrar o sabor. Pedro Ximenez, Espumantes Moscatéis e Late Harvest fazem perfeita harmonia com os chocolates brancos.

Chocolate amargo: o amargor dos chocolates com uma maior porcentagem de cacau harmoniza com vinhos mais encorpados e de sabores intensos como Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel. Já os chocolates com até 60% de cacau também combinam com Pinot Noir e Merlot. Experimente uma contraposição de Portos Tawny com chocolates meio amargos, um verdadeiro “céu na terra”!

Chocolates ao leite: O dulçor dos Portos Ruby harmonizam perfeitamente com chocolates ao leite.

Sair da versão mobile