Morto em 1994, Kurt Cobain ainda é lembrado como um dos maiores nomes da história da música. Nesta segunda-feira (5), data em que a morte do vocalista do Nirvana completou 27 anos, uma inteligência artificial conseguiu “ressuscitar” a voz do artista.
A música inédita “Drowned in the Sun” faz parte de um projeto chamado “As Fitas do Clube dos 27”, onde serão realizadas homenagens póstumas a artistas que morreram aos 27 anos devido ao uso excessivo de drogas pela pressão da fama.
A faixa foi produzida pela organização Over The Bridge. Para criar a música, os idealizadores usaram um computador que analisou diversas canções da banda para identificar termos e melodias comuns entre as faixas. O recurso usado foi a IA (Inteligência Artificial) Google Magenta, segundo a revista britânica NME. Um outro programa foi usado para criar a letra.
Somente a voz de um humano foi usada no projeto: a de Eric Hogan, cover do artista e vocalista na banda Nevermind: The Ultimate Tribute To Nirvana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A intenção da Over The Bridge, com sede no Canadá, é alertar para a importância de cuidar da saúde mental. Por isso, todo o projeto é com artistas que morreram em decorrência do abuso de drogas e depressão.
Além de Kurt Cobain, fazem parte do programa com inteligência artificial músicas de outros cantores consagrados como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<