Eles se conheceram, no final da década de 1970, no colégio em que estudavam em São Paulo e formaram o grupo “Titãs do Iê-Iê” para uma apresentação em um festival da escola. A formação inicial do Titãs contava com um número de integrantes bastante incomum: 8. Eram eles: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Sérgio Britto, Nando Reis, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Tony Belloto e Charles Gavin. 5 deles eram vocalistas.
Início
O primeiro disco da banda foi lançado em 1984 já com o nome oficial Titãs. O trabalho trazia “Sonífera Ilha”, um verdadeiro fenômeno radiofônico. Em 1985 foi lançado o segundo disco, “Televisão”, produzido por Lulu Santos.
Em 1986 surgiu um dos discos mais aceitos dos Titãs: “Cabeça Dinossauro”. O álbum ficou no topo das principais listas dos melhores daquele ano e até hoje é apontado como um dos mais importantes da história do rock brasileiro. Devido ao sucesso de músicas como “Homem Primata”, “Família” e “Polícia”, em seguida, eles lançaram o quarto disco: “Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas”. E em 1988 um dos seus mais famosos trabalhos: “Go Back”.
Acústico MTV
Já sem Arnaldo Antunes, que deixou o grupo para se dedicar à carreira solo, o Titãs assumiu definitivamente sua vocação pop e sua popularidade alcançou um segundo ápice em 1997 no trabalho comemorativo de 15 anos: o “Acústico MTV”, que vendeu 1 milhão e 700 mil cópias. Além de músicas antigas que ganharam arranjos novos, o CD trazia canções inéditas como “Os Cegos do Castelo”. “Pra Dizer Adeus”, originalmente gravada em “Televisão”, se tornou um sucesso instantâneo e uma das músicas mais executadas em rádio naquele ano.
Em 2009 eles receberam um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro por “Sacos Plásticos”. Em 2001, morre o guitarrista Marcelo Fromer, e o Titãs lança ‘A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana’, o primeiro álbum só de inéditas depois de quatro anos. O CD conquistou crítica, público e transformou a canção “Epitáfio” num grande sucesso no rádio e na TV.
Trio
Depois da saída de vários de seus integrantes, desde 2019, o grupo só possui 3 integrantes da formação original. Antes da pandemia de coronavírus, a banda se apresentava pelo Brasil com a turnê “Titãs Trio Acústico”, contando apenas com Sérgio Britto, Tony Belotto e Branco Mello, que se revezam nos vocais. Durante o ano passado, a banda Titãs lançou três EPs, cada um com oito músicas, apresentando o registro integral das 24 músicas do show Trio Acústico. Neste ano, os repertórios dos três EPs foram reunificados em um álbum.
Sucesso
Com músicas executadas em todo o Brasil e, sucesso nos shows, o Titãs se tornou uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil, tendo vendido mais de 6 milhões e 300 mil álbuns e fazendo parcerias com vários artistas brasileiros de renome e diversos cantores internacionais. Ao longo de toda sua história, o Titãs se consagrou como uma das mais bem-sucedidas bandas brasileiras de pop rock dos últimos 40 anos, se reinventando nos palcos e influenciando bandas atuais. O grupo é considerado como uma espécie de “dinossauro” do pop rock brasileiro.
Programa Café Concerto
Rádio Atlântico Sul 105, 7
Sábado 09h | Domingo 10h