Nascido com o nome de Georgios Kyriacos Panayiotou, George Michael é filho de um restaurador cipriota que migrou para a Inglaterra e de uma dançarina britânica. O cantor, compositor e produtor musical britânico começou seu envolvimento com a música como DJ, tocando nos clubes de juventude e escolas locais de Londres, até se tornar um astro da música pop mundial.
Ele começou sua carreira em 1981, quando formou com um amigo da escola, o duo Wham!. Até a separação da dupla, em 1986, o dueto do gênero disco pop teve um grande número de sucessos, entre eles: “Wake Me Up Before You Go-Go” e “Everything She Wants”.
Carreira solo
George Michael lançou seu primeiro compacto solo em 1984 com a balada “Careless Whisper”, que se tornou um hit mundial. Em 1986 George gravou em parceria com Aretha Franklin o disco “I Knew You Were Waiting”, que se tornou um sucesso em todo o mundo. Em 1988 ele lança “Faith”, seu primeiro álbum solo. Na encruzilhada do pop com o R&B, o disco vendeu no mundo todo mais de 15 milhões de cópias e ganhou o “Grammy de Melhor Álbum de 1988”. Entre os hits mais conhecidos da fase solitária da carreira, estão “Freedom! ’90”, “One more try” e “Father Figure”. Durante seu auge, George Michael popularizou as calças jeans rasgadas e o brinco em forma de cruz em apenas uma orelha, uma marca registrada da moda dos anos 80.
Filme
George Michael recebeu grandes homenagens durante sua vida, entre elas, o filme-documentário “George Michael: Minha História” lançado em 2006. Na produção, o músico fala sobre o seu percurso, suas derrapadas e seus amores. Ele mesmo mostra a região onde passou a infância e revê os episódios mais marcantes e polêmicos de sua trajetória, incluindo a morte do namorado brasileiro Anselmo, vítima de Aids. O filme ainda tem depoimentos de Sting, Elton John, Noel Gallagher e Andrew Ridgeley, ex-parceiro do cantor na dupla Wham!.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Problemas
Apesar do enorme sucesso, George Michael nunca se sentiu à vontade como pop star. “O sucesso quase me levou à loucura”, declarou. Em diversos períodos da carreira, o cantor se recusou a dar entrevistas e aparecer em clipes, entrando com um processo contra a Sony, alegando que a gravadora queria mantê-lo em estado de “escravidão profissional”.
George Michael percorreu uma trajetória luminosa na música, mas errática e melancólica na vida pessoal. Virou herói dos gays, mas isso não evitou que entrasse numa crise pelo abuso de álcool e drogas, além de ter diversos problemas com a justiça. Em 2015 foi internado em uma clínica na Suíça para se livrar do vício.
Morte
George Michael faleceu, no dia 25 de dezembro de 2016 de causas naturais por problemas cardíacos e hepáticos em sua casa em Goring-on-Thames, na Inglaterra. Ele tinha apenas 53 anos e estava trabalhando em um novo disco, que seria lançado em 2017. Nas quase quatro décadas de carreira, o astro pop britânico vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo e era considerado um dos 10 músicos mais ricos do Reino Unido.
Programa Café Concerto
Rádio Atlântico Sul 105, 7
Sábado 9h | Domingo 10h
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<