Ícone do site Portal GCMAIS

Café Concerto traz os sucessos de George Michael

Café Concerto traz os sucessos de George Michael

Ao longo da carreira George Michael vendeu mais de 100 milhões de discos.

Nascido com o nome de Georgios Kyriacos Panayiotou, George Michael é filho de um restaurador cipriota que migrou para a Inglaterra e de uma dançarina britânica. O cantor, compositor e produtor musical britânico começou seu envolvimento com a música como DJ, tocando nos clubes de juventude e escolas locais de Londres, até se tornar um astro da música pop mundial. 

Ele começou sua carreira em 1981, quando formou com um amigo da escola, o duo Wham!. Até a separação da dupla, em 1986, o dueto do gênero disco pop teve um grande número de sucessos, entre eles: “Wake Me Up Before You Go-Go” e “Everything She Wants”.

Carreira solo

George Michael lançou seu primeiro compacto solo em 1984 com a balada “Careless Whisper”, que se tornou um hit mundial. Em 1986 George gravou em parceria com Aretha Franklin o disco “I Knew You Were Waiting”, que se tornou um sucesso em todo o mundo. Em 1988 ele lança “Faith”, seu primeiro álbum solo. Na encruzilhada do pop com o R&B, o disco vendeu no mundo todo mais de 15 milhões de cópias e ganhou o “Grammy de Melhor Álbum de 1988”. Entre os hits mais conhecidos da fase solitária da carreira, estão “Freedom! ’90”, “One more try” e “Father Figure”. Durante seu auge, George Michael popularizou as calças jeans rasgadas e o brinco em forma de cruz em apenas uma orelha, uma marca registrada da moda dos anos 80.

Publicidade

Filme

George Michael recebeu grandes homenagens durante sua vida, entre elas, o filme-documentário “George Michael: Minha História” lançado em 2006. Na produção, o músico fala sobre o seu percurso, suas derrapadas e seus amores. Ele mesmo mostra a região onde passou a infância e revê os episódios mais marcantes e polêmicos de sua trajetória, incluindo a morte do namorado brasileiro Anselmo, vítima de Aids. O filme ainda tem depoimentos de Sting, Elton John, Noel Gallagher e Andrew Ridgeley, ex-parceiro do cantor na dupla Wham!.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Problemas

Apesar do enorme sucesso, George Michael nunca se sentiu à vontade como pop star. “O sucesso quase me levou à loucura”, declarou. Em diversos períodos da carreira, o cantor se recusou a dar entrevistas e aparecer em clipes, entrando com um processo contra a Sony, alegando que a gravadora queria mantê-lo em estado de “escravidão profissional”.

George Michael percorreu uma trajetória luminosa na música, mas errática e melancólica na vida pessoal. Virou herói dos gays, mas isso não evitou que entrasse numa crise pelo abuso de álcool e drogas, além de ter diversos problemas com a justiça. Em 2015 foi internado em uma clínica na Suíça para se livrar do vício. 

Morte

George Michael faleceu, no dia 25 de dezembro de 2016 de causas naturais por problemas cardíacos e hepáticos em sua casa em Goring-on-Thames, na Inglaterra. Ele tinha apenas 53 anos e estava trabalhando em um novo disco, que seria lançado em 2017. Nas quase quatro décadas de carreira, o astro pop britânico vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo e era considerado um dos 10 músicos mais ricos do Reino Unido.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105, 7

Sábado 9h | Domingo 10h

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile