O cineasta italiano Roberto Benigni, será homenageado com o Leão de Ouro por sua trajetória na 78ª edição da Mostra de Cinema de Veneza. O evento será realizado de 1º a 11 de setembro.
De acordo com uma nota publicada no site do festival, a decisão foi tomada pela Diretoria da Bienal de Veneza, que aceitou a proposta do diretor da Mostra, Alberto Barbera.
“Desde o começo, que aconteceu em nome de uma onda inovadora e desrespeitosa de normas e tradições, Roberto Benigni se consolidou no panorama do entretenimento italiano como uma figura de referência, sem precedentes e incomparável”, escreveu.
Ao aceitar o prêmio, Benigni expressou com seu ‘coração cheio de alegria e gratidão’ que para ele representa ‘uma imensa honra receber um reconhecimento tão alto por meu trabalho no Festival Internacional de Veneza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A Vida é Bela
O diretor, ator e roteirista italiano, de 68 anos, nasceu na cidade toscana de Castiglion Fiorentino e iniciou sua carreira artística nos anos 70 com incursões em teatro, cinema e televisão.
Roberto Benigni alcançou a fama mundial com seu ultra premiado filme “A Vida é Bela” (1997), sobre um judeu italiano dono de uma livraria, que usou sua imaginação fértil para proteger seu pequeno filho dos horrores de um campo de concentração nazista.
O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1998, recebeu em 1999 sete indicações e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor ator para Benigni.
O italiano é conhecido pela versatilidade e já estrelou mais de 30 longas em sua carreira. Seu trabalho mais recente no cinema é “Pinóquio”, adaptação de Matteo Garrone para o clássico infanto-juvenil, onde interpreta Gepetto.
Leia também| Netflix divulga trailer de documentário sobre ator Chadwick Boseman
Júri
O diretor sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor do Oscar no ano passado com o filme “Parasita”, será o presidente do júri internacional do 78º Festival de Cinema de Veneza.
Bong já dirigiu sete filmes, mas a produção de 2019, é seu maior sucesso. O longa venceu a Palma de Ouro em Cannes e os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor filme internacional no Oscar.
“Memórias de um Assassino” (2003), “Expresso do Amanhã” (2013) e “Okja” (2017) também estão no currículo do sul-coreano.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<