Ícone do site Portal GCMAIS

Cineasta italiano Roberto Benigni será premiado por sua trajetória no Festival de Cinema de Veneza

Cineasta italiano Roberto Benigni será premiado por sua trajetória no Festival de Cinema de Veneza

Roberto Benigni é um dos artistas mais populares da Itália.

O cineasta italiano Roberto Benigni, será homenageado com o Leão de Ouro por sua trajetória na 78ª edição da Mostra de Cinema de Veneza. O evento será realizado de 1º a 11 de setembro.

De acordo com uma nota publicada no site do festival, a decisão foi tomada pela Diretoria da Bienal de Veneza, que aceitou a proposta do diretor da Mostra, Alberto Barbera. 

“Desde o começo, que aconteceu em nome de uma onda inovadora e desrespeitosa de normas e tradições, Roberto Benigni se consolidou no panorama do entretenimento italiano como uma figura de referência, sem precedentes e incomparável”, escreveu.

Ao aceitar o prêmio, Benigni expressou com seu ‘coração cheio de alegria e gratidão’ que para ele representa ‘uma imensa honra receber um reconhecimento tão alto por meu trabalho no Festival Internacional de Veneza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Publicidade

A Vida é Bela

O diretor, ator e roteirista italiano, de 68 anos, nasceu na cidade toscana de Castiglion Fiorentino e iniciou sua carreira artística nos anos 70 com incursões em teatro, cinema e televisão.

Roberto Benigni alcançou a fama mundial com seu ultra premiado filme “A Vida é Bela” (1997), sobre um judeu italiano dono de uma livraria, que usou sua imaginação fértil para proteger seu pequeno filho dos horrores de um campo de concentração nazista.

O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1998, recebeu em 1999 sete indicações e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor ator para Benigni.

O italiano é conhecido pela versatilidade e já estrelou mais de 30 longas em sua carreira. Seu trabalho mais recente no cinema é “Pinóquio”, adaptação de Matteo Garrone para o clássico infanto-juvenil, onde interpreta Gepetto.

Leia também| Netflix divulga trailer de documentário sobre ator Chadwick Boseman

Júri

O diretor sul-coreano Bong Joon-ho, vencedor do Oscar no ano passado com o filme “Parasita”, será o presidente do júri internacional do 78º Festival de Cinema de Veneza.

Bong já dirigiu sete filmes, mas a produção de 2019, é seu maior sucesso. O longa venceu a Palma de Ouro em Cannes e os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor filme internacional no Oscar.

“Memórias de um Assassino” (2003), “Expresso do Amanhã” (2013) e “Okja” (2017) também estão no currículo do sul-coreano.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile