Ícone do site Portal GCMAIS

Carpenters são os homenageados do Café Concerto deste fim de semana

Carpenters são os homenageados do Café Concerto deste fim de semana

Durante a carreira de aproximadamente 14 anos, os Carpenters gravaram onze álbuns e ganharam 3 Grammys.

Os irmãos Richard Lynn Carpenter e Karen Anne Carpenter resolveram formar uma dupla no final da década de 1960 e juntos, venderam mais de 90 milhões de álbuns e singles pelo mundo. A banda será homenageada no Café Concerto, programa da Atlântico Sul Fm 105,7 neste sábado (8), com reprise no domingo (9). 

Início

Nascidos em Connecticut, nos Estados Unidos, Richard e Karen mudaram-se com seus pais para a Califórnia em 1963 e se estabeleceram em Los Angeles, onde desenvolveram interesse pela música. Richard desde criança era prodígio do piano. Já Karen só manifestou seus talentos musicais na escola secundária. Durante a metade dos anos 1960, os irmãos tentaram lançar uma carreira musical, mas só obtiveram sucesso no final dessa década, quando Karen ganhou um contrato de curta duração como artista-solo. 

Primeiro trabalho

Logo depois, os dois se juntaram a quatro estudantes de Música da Universidade do Estado da Califórnia e formaram o sexteto Spectrum. Após o fim da banda, os Carpenters decidiram continuar como dupla com Richard no piano, Karen na bateria e ambos como vocalistas. Contratados para tocar em uma festa no lançamento de um filme, em 1969, a dupla assinou um contrato com uma gravadora e lançou o primeiro disco, ‘Offering’, que tinha várias composições de Richard e a canção dos Beatles, ‘Ticket to Ride’, que se transformou em um sucesso dos Carpenters, aumentando as vendas do álbum.

Publicidade

Sucesso

Mesmo dividindo o cenário musical com bandas e cantores como ABBA, Bee Gees, Van Halen, The Jackson 5, Queen, Pink Floyd e Donna Summer, os Carpenters conquistaram o seu espaço. Os irmãos estouraram nas paradas de sucesso em 1970 com a canção ‘(They Long to Be) Close to You’, do disco de mesmo nome, que atingiu o topo e nele permaneceu por quatro semanas. A gravação seguinte, ‘We’ve Only Just Begun’, atingiu o segundo lugar e se tornou o maior sucesso da dupla no final de 1970. 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Vários sucessos mantiveram a dupla nas paradas no início da década, como ‘For All We Know’, ‘Rainy Days and Mondays’, ‘Superstar’, ‘Hurting Each Other’, ‘It’s Going to take some time’ e ‘Goodbye to Love’, ‘Sing’, ‘Yesterday Once More’, dos álbuns Carpenters (1971), A Song for You (1972) e Now and Then (1973). A música ‘Top of the World’ atingiu o topo das paradas em 1973. O álbum com os melhores sucessos entre 1969 e 1973 se tornou um dos mais vendidos da década, com mais de 7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. 

Durante a primeira metade dos anos 1970, a música dos Carpenters foi um elemento principal das paradas Top 40. O duo produzia um som diferente com a voz de contralto de Karen no vocal principal, e ambos os irmãos nos vocais de fundo com harmonias densas.  Durante a década de 1970, quando bandas de rock pesado faziam muito sucesso, Richard e Karen produziram uma música suave, e bem distinta, que os alçou entre os artistas que mais venderam discos em todos os tempos.

Grammy

Para promover suas canções, a dupla manteve uma inacreditável agenda de apresentações e aparições na televisão. As turnês do duo passaram por diversos países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Austrália, Brasil e Bélgica. Durante a carreira de aproximadamente 14 anos, os irmãos Richard e Karen gravaram onze álbuns e produziram diversos singles e regravações bem-sucedidas. Com suas baladas doces e suaves, os Carpenters conquistaram três Grammys, entre melhores performances vocais e artistas revelação. 

Fim

Em 1981 a dupla lançou seu último álbum, “Made in America”, mas a doença de Karen a deixava cada vez mais debilitada. A cantora lutou com seu caso severo de anorexia nervosa até os últimos anos de sua vida. Seu corpo já não suportava mais o ritmo frenético de shows e gravações. Não se alimentava mais, fazia uso excessivo de diuréticos e tomava dezenas de comprimidos diariamente. A carreira da dupla chegou ao fim com a morte de Karen, em fevereiro de 1983, devido a uma parada cardíaca em função de complicações da anorexia nervosa. Após a morte de Karen, Richard continuou a produzir canções da dupla, incluindo vários álbuns de material inédito e inúmeras compilações.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105, 7

Sábado 09h | Domingo 10h

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Sair da versão mobile