CINEMA

Documentário brasileiro ‘A Última Floresta’ vence prêmio no Festival de Berlim

O longa de Luiz Bolognesi fala sobre a luta dos indígenas Yanomami

Compartilhe:
21 de junho de 2021
Assistente de Redação vídeo

O documentário brasileiro ‘A Última Floresta’, de Luiz Bolognesi, saiu premiado no 71º Festival de Berlim, nesse domingo (20). 

Documentário brasileiro ‘A Última Floresta’ vence prêmio no Festival de Berlim
‘A Última Floresta’, deverá entrar em cartaz no Brasil no segundo semestre de 2021.

O longa-metragem venceu o prêmio do público da mostra Panorama da Berlinale. 

“Esse prêmio é extremamente importante para chamar atenção para esse genocídio indígena que está acontecendo no Brasil. No momento, os yanomamis estão sob ataque de garimpeiros. Já foram três aldeias atacadas com tiros e bombas, e o governo não toma as medidas legais para retirar os invasores e nem sequer proteger os indígenas”, comentou o diretor.

‘A Última Floresta’ foi o único filme brasileiro presente na mostra este ano. A produção, que mistura documentário e ficção, retrata o cotidiano e a mitologia de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. 

>>>Siga o GCMais no Google Notícias<<<

O longa denuncia garimpos ilegais e o desmatamento da floresta. O roteiro foi coassinado pelo xamã e ativista Davi Kopenawa Yanomami. Os atores foram os próprios indígenas.

O filme mostra como a esta população tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. A produção também aborda como os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos. Além de acompanhar o xamã e outros ianomâmis da comunidade, o documentário ainda mostra indígenas encenando seus mitos fundadores, como a dos irmãos Omama e Yoasi.

“Há aldeias e povos que ainda possuem um xamã muito forte, que luta e resiste para manter o centro deles de política, saúde e saber. Quis então fazer um filme que retratasse também este outro lado, a vitória da resistência”, explicou Bolognesi.

O documentário já havia sido premiado como melhor filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na Coreia do Sul.

O filme ‘A Última Floresta’, deverá entrar em cartaz no Brasil no segundo semestre de 2021.

Leia também| ‘A Guerra do Amanhã’, com Chris Pratt, ganha trailer final; assista

Jack Black e Ice Cube irão estrelar novo filme de comédia da Sony

Edição 2021

A 71ª edição da Berlinale aconteceu este ano em versão híbrida, com uma parte online e presencial em junho. Os vencedores do prêmio de público dos filmes em competição pelo Urso de Ouro são: ‘Mr. Bachmann and his Class’ (Alemanha), de Maria Speth, ‘I’m Your Man’ (Alemanha), de Maria Schrader, e ‘Ballad of a White Cow’ (Irã/França), de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam.

Produção

A história de ‘A Última Floresta’ surgiu enquanto o diretor filmava seu filme anterior, ‘Ex-Pajé’, vencedor do Prêmio Especial do Júri, na Berlinale de 2018.

O filme foi rodado ao longo de cinco semanas em 2019, na aldeia Watoriki, a duas horas de voo de Boa Vista, em Roraima. 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.