Instituto Vando Figueiredo inicia suas atividades e já emplaca obra do artista no mercado NFT
Uma pintura criada pelo artista plástico e visual Vando Figueiredo terá a certificação digital que está movimentando os leilões de arte pelo mundo.
Casas de leilão ao redor do planeta estão cada vez mais interessadas em arte em formato NFT (token não substituível, em tradução livre) após obras ou conteúdos digitais de maneira geral terem alcançados valores de venda nunca imaginados.
Em março deste ano, o primeiro tweet publicado pelo CEO do Twitter, Jack Dorsey, em 2006 foi arrematado por 2,9 milhões de dólares, graças ao registro digital que garante a origem e a propriedade do item comprado.
Vando Figueiredo, por sua vez, como um dos maiores representantes das artes plásticas no cenário local, é o primeiro artista plástico cearense a desbravar esse novo mercado, através de uma de suas belas obras que, agora, será vendida em formato NFT.
Quem conseguir arrematar a criação de Vando Figueiredo em formato NFT, poderá levar, caso queira, a obra em seu formato físico, se o comprador assim decidir.
Ao comentar sobre o tema, Vando Figueiredo afirmou que, mesmo sempre tendo focado ao longo de sua carreira a sua produção artística para as obras (pinturas) físicas, em sendo ele sempre estudioso e curioso nato, estava atento às tendências e ao que vinha acontecendo no mundo das artes.
Foi com esse ímpeto que o mesmo decidiu dar mais esse passo em sua carreira, como uma nova forma de expressão e universalização de sua arte, que agora avança um pouco mais para o mundo digital. Comentando sobre a ideia ele afirma: “Eu sou de uma era física, mas o universo está se transformando em digital. Então, penso que é um momento de muita reflexão para mim, porque estou vendo pela janela o mundo mudando e, de repente, ouço falar sobre novos conceitos como NFT e criptomoeda.”
A ideia vem como um primeiro ato de atuação do INSTITUTO VANDO FIGUEIREDO, recentemente criado; que, dentre suas várias missões institucionais, está a de universalizar a arte do artista que leva o seu nome. O Instituto Vando Figueiredo, juntamente da X3 Soluções em Tecnologia, por sua vez, numa soma de esforços, cuidadosamente alinhou todos os passos técnicos e burocráticos para inserção da obra de arte do artista cearense no mundo NFT. Ricardo Craveiro, CEO da X3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA, empresa organizadora do evento em parceria com os marketplaces Binance e OpenSea, conta que a ideia de fazer a venda de NFT, teve como inspiração um evento fora do país.
Em abril deste ano, a famosa casa de leilão Sotheby’s conseguiu arrecadar cerca de 10 milhões de dólares, em obras de arte em NFT em apenas 15 minutos. “É a primeira vez que a gente trabalha em vendas digitais em NFT. Mas nossa empresa já faz registros de arquivos no formato de Blockchain, protegendo a propriedade intelectual em marketplaces de NFT através desta tecnologia”, diz Ricardo Craveiro.
Ricardo Craveiro acredita que a inclusão desta tecnologia de certificação digital nas transações que envolvem obras de arte vai valorizar cada vez mais os artistas, isso porque eles vão poder afirmar que elas são únicas e, a partir disso, comercializá-las por valores cada vez maiores.
“O NFT é bastante flexível. A gente ainda não viu nem 1% do que esta tecnologia é capaz de proporcionar”, afirma.
A venda em NFT é uma iniciativa da empresa X3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA em parceria com a Binance e a OpenSea. O valor inicial de venda é de $ 49.000 para a Obra Capivara, e os lances podem ser feitos pela internet.
Binance: https://www.binance.com/pt-BR/nft/goods/detail?productId=5336165&isProduct=1
OpenSea: https://opensea.io/assets/vando-figueired
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.