Ícone do site Portal GCMAIS

Dia da Fotografia: Dragão do Mar lança galeria virtual nesta quinta-feira (19)

Dia da Fotografia: Dragão do Mar lança galeria virtual nesta quinta-feira (19)

Mostra reúne 30 fotomontagens com imagens da Festa de Iemanjá em Fortaleza.

Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança, nesta quinta-feira (19), uma nova galeria virtual.   

Disponível no site da instituição, a mostra “Quantos nomes tem a Rainha do Mar?”, do fotógrafo Luiz Alves, traz 30 painéis fotográficos com imagens da festa de Iemanjá em Fortaleza, numa alusão aos festejos comemorados no dia 15 de agosto. 

As fotos foram registradas entre os anos de 2015 e 2019.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além de registrar os ritos de cortejo, louvor, entrega de oferendas e apresentações culturais tradicionais da festa, a exposição destaca a importância dos festejos para a preservação da ancestralidade e reafirmação das matrizes religiosas africanas, muitas vezes marginalizadas. 

Publicidade

Celebrada desde a década de 1950 na capital cearense, a festa de Iemanjá é, desde 2018, reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Há dois anos, não é realizada presencialmente em virtude da pandemia.

Leia também| Novela Gênesis – Capítulo 158 (19/08): Raquel descobre verdade sobre Esaú

O Hospital: novo episódio mostra cirurgias que reconstroem vidas

O fotógrafo Luiz Alves analisou a importância de celebrar a o Dia Mundial da Fotografia.

“A fotografia, que, além de arte, é instrumento de memória e preservação, é também ferramenta de comunicação. Espero que os registros da festa de Iemanjá ajudem a desconstruir estereótipos da manifestação e contribuam para reafirmar a diversidade e a riqueza cultural do povo cearense. O recorte apresentado é também um eco pelo fim da intolerância religiosa”, afirmou.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile