CULTURA

Confira editais abertos para artistas em Fortaleza

Há oportunidades para professores de dança e de teatro, e também para grupos de cultura popular

Compartilhe:
8 de setembro de 2021
Teste Teste

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) tem buscado diferentes formas de incentivar as atividades culturais na cidade. Para isso, estão editais abertos para artistas populares e também para professores de dança e de teatro.

Confira editais abertos para artistas em Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Vila das Artes lançou, na última sexta-feira (3), uma chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor nas Escolas Públicas de Dança e de Teatro.

Clique aqui para acessar o regulamento completo

Interessados deverão realizar inscrição até o próximo domingo (12), pelo e-mail chamamentopublicoviladasartes@gmail.com. Confira a documentação completa a ser anexada e demais informações no regulamento disponível em www.institutoiracema.com/editais.

A análise dos currículos e/ou portfólios enviados será realizada nos dias 13 e 14 de setembro. As entrevistas serão agendadas para os dias 15 a 21 de setembro, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) ou por meio remoto.

A prestação de serviços tem previsão de início no mês de outubro de 2021 e finalização em janeiro de 2022, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo, após avaliação institucional.

Em caso de dúvidas, escreva para chamamentopublicoviladasartes@gmail.com.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, administrado pela Secultfor em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Credenciamento de propostas artísticas

Está aberto o edital de credenciamento de propostas, no âmbito das artes e da cultura, para compor parte da programação do Centro Cultural Belchior e das ações desenvolvidas pelo Instituto Cultural Iracema em seus programas e projetos.

Requisitos necessários

As inscrições para o Circula Iracema seguem até o dia 30 de setembro de 2021, sendo realizadas, exclusivamente, pelo Mapa Cultural de Fortaleza. O credenciamento não tem caráter competitivo e busca ampliar, por meio das propostas recebidas, as opções de curadoria das ações culturais realizadas pelo equipamento e pela entidade.

As propostas contempladas pelo edital incluem diversas linguagens artísticas, como teatro, música, dança, artes visuais, audiovisual e feiras de economia criativa. Logo que o proponente realiza a inscrição, já passa a fazer parte do banco de artistas que podem vir a compor essas atividades, que devem ser realizadas virtualmente (durante a pandemia) ou presencialmente, logo que possível.

A iniciativa é mais uma forma de apoiar e fomentar a cena artística e cultural da cidade, bem como fortalecer a sua difusão. Acesse o edital, a ficha de inscrição e demais informações no site https://www.institutoiracema.com/editais.

Editais abertos para artistas populares

Também por meio da Secultfor foi aberta chamada pública para o Edital de Cultura Tradicional Popular, que disponibiliza o montante de R$ 1.386.000,00. As inscrições seguem até o dia 13 de setembro, por meio do Mapa Cultural de Fortaleza.

Confira o Edital e os anexos

Confira a ficha de inscrição

Confira o passo a passo para inscrição

O edital é destinado aos Maracatus de Fortaleza, aos realizadores da Festa de Iemanjá, Escolas de Samba, Afoxés, Blocos, Cordões, Quadrilhas Juninas (Adulta e Infantil), Festivais Junino, Pastoril, Reisado, Bumba Meu Boi, Dramista, Lapinha, Grupos de Projeção, Artesanato Popular, Culinária Tradicional Cearense, Literatura de Cordel Violeiros e Repentistas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A iniciativa tem o objetivo de selecionar e apoiar projetos artísticos culturais de cultura tradicional popular em formatos diversos, como oficinas, cursos, apresentações, performances, seminários, aulas, produção de documentários, contação de história ou outras propostas, desde que os produtos e materiais de mídia dialoguem com a temática das Culturas Tradicionais Populares e ocorram em plataformas digitais.

O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, explica que a realização do Edital de Cultura Popular é uma demanda da população e uma conquista da classe artística.

“A Prefeitura de Fortaleza buscou priorizar nesse momento, de adversidades e desafios impostos pela crise sanitária, os artistas que mantém viva as tradições populares da nossa cidade. Este edital é de suma importância pois propõe suprir com o recurso disponibilizado todos os eventos de Cultura Popular do calendário da capital cearense que não tiveram execução presencial em 2021 devido à pandemia”, ressalta.

Leia também | Edital de Cultura Tradicional Popular recebe inscrições até 13 de setembro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.