Famosa por escalar difíceis regiões rochosas completamente nua, a alpinista norte-americana Laura Jasorka viralizou pelas redes sociais ao realizar escaladas grávida de cinco meses.
A atleta, de 38 anos, resolveu não abandonar o esporte (e o hábito de praticá-lo sem roupa) nem mesmo durante a gravidez. Quando ela descobriu que estava grávida, em junho, não pensou em abandonar sua paixão. Então, ela continuou a subir enquanto sua barriga aumentava.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Acostumada a não usar cordas e nem equipamentos de segurança, Laura desafia um comportamento comum que se espera do período gestacional, no qual as mulheres procuram não se movimentar, muito menos praticar esportes radicais.
“As mulheres grávidas ouvem com frequência que não podem fazer isso ou comer aquilo, mas, na realidade, você pode fazer o que quiser”, disse a alpinista.
Laura, no entanto, admite que tem feito escaladas “familiares” ou “mais fáceis” desde que engravidou, com receio de colocar sua vida e seu bebê em risco.
“Meu médico me alertou que eu deveria continuar a me manter ativa, e se isso significa praticar um esporte que eu adoro, então eu o faço. Basta ser inteligente. E eu levei isso muito a sério. É bem diferente escalar durante a gravidez”, disse Laura.
“Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais difícil para mim ver meus pés, o que é uma parte muito importante da escalada”, comentou ela.
Leia também| Doação: cabelo de Alok vira peruca para criança com câncer
O conselho da alpinista para as mulheres que desejam manter-se ativas durante a gravidez é “dê uma chance”. “Estamos condicionados a pensar que devemos sentar e deixar o bebê crescer quando, na realidade, nossos corpos são incríveis, fortes e poderosos, então … suba. Uma coisa a se pensar é talvez não começar um novo esporte. Pratique apenas esportes que você está acostumado e já faz há muitos anos. Estar grávida não é a hora de começar a escalar, é apenas o esporte que pratico há anos e me sinto confortável sabendo que não estou colocando meu bebê em perigo, nem a mim mesma”, finalizou.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<