A banda Os Transacionais, já bem conhecida do público fortalezense, abre o ano de 2022 com uma incursão a três cidades do interior do Ceará. O projeto “Transas na Estrada” vai levar o grupo para Quixadá, Crato e Iguatu nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, respectivamente. Os Transacionais têm um trabalho consolidado no cenário musical por repaginarem clássicos da MPB sempre com muito ritmo e animação. Agora, o grupo vai mostrar toda a sua musicalidade no interior do Estado.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Os Transacionais fazem muito sucesso no período de Pré Carnaval e do Carnaval por terem identificação com o período de folia. Em Fortaleza, comandam o tradicional bloco Chão da Praça, no Centro Dragão do Mar. Devido ao Decreto Estadual da Covid-19, o bloco não poderá mais uma vez se apresentar no período de pré folia fortalezense. Mas a banda promete agitar o período momino em bares, restaurantes, clubes e barracas de praia, seguindo todos os protocolos sanitários e exigindo o passaporte de vacina nos acessos aos eventos.
Leia também | Celso Portiolli revela câncer na bexiga e inicia tratamento
O “Transas na Estrada” vai possibilitar três apresentações no interior, mas também servirá como cenário para a produção de um vídeo documentário mostrando sua versatilidade musical dos Transacionais nas três cidades. O lançamento do documentário acontecerá em Fortaleza, no dia 29 de janeiro, durante o Pré Carnaval do Gomes.
A ideia do projeto “Transas na Estrada” surgiu do jornalista Rogério Gomes, que vislumbrou a possibilidade de mostrar o trabalho da banda em três grandes cidades do interior cearense.
“Os Transacionais já se apresentaram em várias cidades do interior do Ceará, mas será a primeira vez que a banda vai fazer uma série de três shows em três municípios cearenses num só fim de semana e no sistema de caravana cultural. Tudo sendo documentado em vídeo”, ressalta o jornalista, que também vai dirigir o documentário.
Para o produtor cultural Isaac Cândido, que é responsável pela montagem dos shows no interior, a musicalidade dos Transacionais vai agradar em cheio a moradores de Quixadá, Crato e Iguatu. “A proximidade com o Carnaval será um chama para as apresentações, sempre recheadas de frevo, samba e axé”, reforça.
O vocalista dos Transacionais, Jolson Ximenes, considera que poder se apresentar em três grandes cidades do interior do Ceará é também a chance de ampliar o público da banda. “Sempre conseguimos reunir grandes públicos em Fortaleza. Agora é vez de colocarmos todo mundo pra dançar no interior”, finalizou.
O projeto “Transas na Estrada” tem a realização da Rádio Blog do Rogério Gomes, com o patrocínio da Vodca Try, Prefeitura Municipal de Quixadá, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Vila da Música e Secretaria de Cultura do Estado. A produção é da Direção das Artes.
Shows dos Transacionais
Sexta-feira, dia 7 de janeiro – Praça do Leão, em Quixadá
Sábado, dia 8 de janeiro – Crato Tênis Clube, em Crato
Domingo, dia 9 de janeiro – Restaurante Espetto, em Iguatu