Em 19 de fevereiro de 1972, os brasileiros puderam acompanhar a primeira transmissão pública de TV em cores no Brasil. O marco na história televisiva do país teve como palco a 12ª Festa da Uva de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e contou com a presença do então Presidente General Emílio Garrastazu Médici.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A primeira transmissão colorida do Brasil foi comandada pela TV Difusora de Porto Alegre, e difundida pela Embratel para todo o país. A exibição durou uma hora.
Confira vídeos da Festa da Uva de 1972:
Depois desta transmissão, as emissoras se ajustaram ao novo padrão e, em março do mesmo ano, elas inauguraram suas programações coloridas. No entanto, nem todos os programas exibidos na televisão eram com imagens coloridas.
Os novos telecines, câmeras, transmissores e equipamentos de vídeo tape eram caros, e por isso, foram precisos anos até que toda a programação das TVs brasileiras chegasse a ser colorida.
Leia também| Exposição “Vozes da África: Uma imersão ao Maracatu Cearense” segue aberta à visitação até março
Um exemplo foi a primeira novela em cores, “O Bem Amado”, que só entrou no ar em janeiro de 1973, quase um ano depois da data oficial do início do sistema em cores.
A Copa do Mundo de 1974, foi exibida inteiramente em cores e acelerou a venda de aparelhos de TV no Brasil. Foi somente em 1977 que o “preto-e-branco” deixou por completo a televisão brasileira.
Leia também| Evocar liberdade de expressão para justificar nazismo revela ignorância jurídica, dizem analistas
‘Atualiza Aí’ volta à tela da TV Cidade Fortaleza; confira as novidades da 3ª temporada
A terceira temporada do programa “Atualiza Aí” volta à telinha da TV Cidade Fortaleza em breve. A atração, que já é um sucesso da televisão cearense, tem a missão não apenas de transformar visuais, mas modificar as vidas e devolver a autoestima das participantes.
“Nós teremos 8 participantes. Então, quem tiver vontade de fazer uma transformação, uma harmonização facial, mudar o cabelo, ganhar roupas novas e consultoria de moda, é só se inscrever através do portal GCMais”, conta a apresentadora Fernanda Levy.
A modelo, influencer, arquiteta e autora da coluna +Estilo revela, ainda, algumas novidades desta edição. Uma delas é a possibilidade das candidatas inscritas tirarem dúvidas sobre consultoria de moda ao vivo no programa, mesmo que não sejam selecionadas para as transformações.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<