Ícone do site Portal GCMAIS

7 filmes que mostram as irreparáveis marcas de uma guerra

Sete filmes que mostram as irreparáveis marcas de uma guerra

Andrew Garfield interpreta o soldado Desmond Doss em “Até o Último Homem”.

As guerras nunca têm lado positivo e trazem resultados péssimos para a humanidade. Marcados por mortes, destruição, traumas, infâncias roubadas, mulheres violadas e corpos mutilados, esses conflitos ganham destaque muitas vezes no cinema, que, por meio das imagens marcantes dos filmes de guerra, representa momentos históricos, dolorosos e emocionantes. Alguns diretores criaram verdadeiras obras-primas sobre os horrores da guerra.

Filmes de guerra e realidade

Por mais que os filmes de guerra tentem expressar as dores de um conflito, sabemos que nada é como o fato, o acontecimento, em si. Entretanto, obras de artes podem promover reflexões profundas para a humanidade, principalmente diante da situação atual.

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, na última quinta-feira (24), o dramático tema ganhou novamente relevância no mundo inteiro. Por conta disso, separamos uma lista de sete filmes que mostram as irreparáveis marcas de uma guerra.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

1 – Falcão Negro em Perigo (2002)

Ridley Scott conseguiu criar um senso de empatia inigualável no filme Falcão Negro em Perigo, fazendo com que o espectador tenha durante as duas horas e meia da história uma experiência totalmente imersiva, acompanhando a realidade das tropas em combate.

Publicidade

O interessante aqui também é onde e quando o filme é ambientado: outubro de 1993, durante a guerra civil da Somália. Aqui, acompanhamos uma força de elite americana que é enviada para capturar generais locais. 

2 – O Resgate do Soldado Ryan (1999)

O Resgate do Soldado Ryan é um dos filmes favoritos da Academia e dos fãs de Steven Spielberg por não só um, mas diversos motivos. O filme aborda o desembarque na Normandia, no dia 6 de junho de 1944.

Capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno. 

3 – Dunkirk (2017)

Em Dunkirk, na Operação Dínamo, mais conhecida como a Evacuação de Dunquerque, soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França são rodeados pelo exército alemão e devem ser resgatados durante uma feroz batalha no início da Segunda Guerra Mundial.

A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier (Tom Hardy) precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson (Mark Rylance) leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead) busca escapar a qualquer preço.

4 – O Diário de Anne Frank (2016)

Anne Frank é uma jovem judia, que se vê forçada a se esconder em um refúgio secreto com sua família durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto a Holanda é ocupada pelos nazistas.

Leia também| Confira quem são os líderes que concordam com Putin, presidente da Rússia

5 – Até o Último Homem (2017)

O filme acompanha a história de Desmond T. Doss, um médico do exército americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se recusa a pegar em armas. Durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva cerca de 75 homens.

6 – O Menino do Pijama Listrado (2008)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante.

Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

7 – A Lista de Schindler (1993)

O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica.

O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile