A invasão das tropas russas contra a Ucrânia rendeu a exclusão de filmes russos de festivais de cinema na Europa. Como forma de protesto à guerra, os organizadoress começaram a anunciar que os filmes feitos no país governado por Vladimir Putin, foram banidos de suas programações.
Um dos primeiros eventos a tomar essa decisão foi o Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, que acontecerá entre os dias 2 e 13 de março. A organização informou que não vai mais exibir os filmes “No looking back”, de Kirill Sokolov, e de “The execution”, de Lado Kvataniya.
“Nós apenas acreditamos que seria inapropriado seguir normalmente com as exibições nessas circunstâncias”, diz um trecho do comunicado.
Ainda segundo a organização, os filmes serão substituídos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Quem também tomou medidas parecidas foram os responsáveis pelo Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, que ocorre em novembro na Suécia. A organização também optou pela remoção dos títulos que tenham qualquer incentivo financeiro do governo russo em sua programação.
“É uma decisão lamentável, mas é um posicionamento necessário em um momento como esse. As ações da Rússia são inaceitáveis”, declarou Beatrice Karlsson, coordenadora do festival.
A organização disse ainda que a decisão será mantida enquanto a guerra continuar.
Leia também| Set de filmagens da série ‘Lupin’ é atacado e roubado; prejuízo ultrapassa R$ 1 milhão
Já o Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, foi pela direção contrária. Os responsáveis pelo evento anunciaram que não devem aderir ao boicote porque defendem a “liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas.”
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<