Ícone do site Portal GCMAIS

Filmes russos são banidos de festivais de cinema na Europa

Filmes russos são banidos de festivais de cinema na Europa

"No looking back", de Kirill Sokolov, será um dos filmes russos que não serão exibidos em festivais de cinema na Europa.

A invasão das tropas russas contra a Ucrânia rendeu a exclusão de filmes russos de festivais de cinema na Europa. Como forma de protesto à guerra, os organizadoress começaram a anunciar que os filmes feitos no país governado por Vladimir Putin, foram banidos de suas programações. 

Um dos primeiros eventos a tomar essa decisão foi o Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, que acontecerá entre os dias 2 e 13 de março. A organização informou que não vai mais exibir os filmes “No looking back”, de Kirill Sokolov, e de “The execution”, de Lado Kvataniya.

“Nós apenas acreditamos que seria inapropriado seguir normalmente com as exibições nessas circunstâncias”, diz um trecho do comunicado.

Ainda segundo a organização, os filmes serão substituídos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Quem também tomou medidas parecidas foram os responsáveis pelo Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, que ocorre em novembro na Suécia. A organização também optou pela remoção dos títulos que tenham qualquer incentivo financeiro do governo russo em sua programação.

“É uma decisão lamentável, mas é um posicionamento necessário em um momento como esse. As ações da Rússia são inaceitáveis”, declarou Beatrice Karlsson, coordenadora do festival.

A organização disse ainda que a decisão será mantida enquanto a guerra continuar.

Leia também| Set de filmagens da série ‘Lupin’ é atacado e roubado; prejuízo ultrapassa R$ 1 milhão

Já o Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, foi pela direção contrária. Os responsáveis pelo evento anunciaram que não devem aderir ao boicote porque defendem a “liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas.”

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile