Ícone do site Portal GCMAIS

Café Concerto homenageia Gilberto Gil

Café Concerto homenageia Gilberto Gil

Foto: Divulgação/Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira, conhecido como Gilberto Gil, é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e político brasileiro. O soteropolitano será o homenageado no Café Concerto, programa da Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (12), às 9h, com reprise no domingo (13), às 10h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Gilberto Gil e a música brasileira

O artista é conhecido por sua contribuição na música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammy Awards, Grammy Latino e galardoado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997). Ele nasceu em Salvador, em 26 de junho de 1942.

Gilberto Gil é o primogênito de José Gil Moreira (1913-1991), médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira (1914-2013), professora primária. Aos três anos de idade, o menino já manifestava seu desejo de ser músico, fascinado com os sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros – remanescentes dos trovadores medievais, cantam versos de improviso, fazendo desafios entre si, contando estórias e história nos pontos mais longínquos do interior.

Publicidade

Em 2009, o cantor obteve a cidadania italiana, por ser casado com Flora Giordano, neta de italianos. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco. Em 2021, foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Carreira musical de Gilberto Gil

Aos dezoito anos de idade, Gilberto Gil formou com amigos o conjunto “Os Desafinados”, conjunto instrumental onde ele revezava no acordeom e vibrafone. O artista ficou no grupo até 1961.

No final dos anos 1950, aos dezessete anos, quando a bossa nova estava em ascensão, ele escutou o cantor e violonista baiano João Gilberto e, a partir de então, Gilberto abandonou o acordeom e passou a tocar violão. Oficialmente, sua carreira começou em 1962, compondo e tocando jingles.

Tempos depois, “Bem Devagar”, primeira canção composta por Gil, foi lançada em um compacto gravado pelo grupo feminino As Três Baianas, e ele participou da gravação tocando acordeom. Nessa época, ele também participava cantando em programas da rede de televisão local, e gravou uma canção feita para a Petrobras, “Povo Petroleiro”, onde no lado B, Gil interpretou a marcha carnavalesca “Coça, Coça, Lacerdinha” – sua primeira gravação cantando, lançada pela gravadora JS Discos.

No ano seguinte, Gil gravou e lançou o EP Gilberto Gil: Sua Música, Sua Interpretação, que continha quatro faixas compostas pelo próprio. Desse, fora extraído o single “Decisão”, samba conhecido e rebatizado depois de “Amor de Carnaval”.

Tropicália

Em 1963 ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, Gil inicia com Caetano uma parceria e um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. A chamada tropicália, ou movimento tropicalista, envolve artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão entre outros. Esse movimento gera descontentamento da ditadura vigente, que o considera nocivo à sociedade com seus gestos e criações libertárias, e acaba por exilar os parceiros.

O exílio em Londres contribui para a influência ainda maior dos Beatles, Jimmi Hendrix e todo o mundo pop que despontava na época, na obra de Gil, que grava inclusive um disco em Londres, com canções em português e inglês.

Ao retornar ao Brasil, Gil dá continuidade a uma rica produção fonográfica, que dura até os dias de hoje. São ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys. Entre lps, cds e dvds, como Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros

Em 2002, após sua nomeação como Ministro da Cultura, Gil passa a circular também pelo universo sócio político, ambiental e cultural internacional.

Leia mais | Café Concerto homenageia Michael Bublé

Sair da versão mobile