A cantora britânica Lisa Jane Stansfield será homenageada no Café Concerto, programa da Atlântico Sul FM 105,7, no sábado (2), às 9h, com reprise no domingo (3), às 10h. A artista nasceu no dia 11 de abril de 1966, em Manchester, Inglaterra, e desde pequena costumava cantarolar pela casa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Início de carreira de Lisa Stansfield
A música sempre esteve presente em sua vida, desde a infância. Sua mãe sempre colocava para ela e suas irmãs ouvir discos de Diana Ross, The Supremes, Marvin Gaye e Barry White. Na adolescência, aos 14 anos, Lisa teve sua primeira experiência com o público, quando participou de um concurso de talentos de uma TV local.
Três anos mais tarde, Stansfield formou a primeira banda, Blue Zone, com os colegas de escola Andy Morris e Ian Devaney. Os artistas compuseram canções e gravaram faixas para levar nas gravadoras da região. Eles gravaram “Big Thing”, o que fez o single vender dez mil cópias em uma semana.
De personalidade forte, com voz sexy e a soul music na veia, Lisa logo começou a chamar atenção e a Artista Records, que tinha comprado o selo Rockin’ Horse, decidiu contratá-la. Seus companheiros de banda, Andy e Ian, se tornaram seus instrumentistas, compositores e produtores.
Carreira solo
Affection, disco de estreia, vendeu 4,5 milhões de cópias. Um das canções, “All Around The World”, esteve no topo das paradas em 1989 e garantiu, ainda, alguns prêmios, como o de melhor canção e de melhor artista revelação, entre eles, o Brit Award.
Lisa esteve no Rock In Rio, em janeiro de 1991, onde se apresentou para cerca de 150 mil pessoas e, durante o resto do ano, dedicou-se à produção de um novo disco. “Real Love” foi lançado no final de 1991 e conseguiu colocar quatro canções nas paradas.
No mesmo período, a artista regravou “All Around The World” com participação do ídolo Barry White, que ela ouvia desde criança. O momento foi um dos mais especiais da cantora.
Em 1992, participou da coletânea Red Hot + Blue, com o tema “Down In The Dephs” de Cole Porter.
Outros trabalhos de Lisa Stansfield foram In Session (1992), So Natural (1993) e Lisa Stansfield (1997), que incluiu os êxitos “The Real Thing” e “Never, Never Gonna Give You Up”.
Novos rumos
1999 marcou a estreia da artista no cinema, com o filme Swing, cuja trilha sonora ficou a seu cargo. Lisa acumulou dez milhões de discos vendidos pelo mundo em pouco mais de dez anos de carreira.
A britânica ficou um tempo parada no final da década de 1990, mas em 2003 voltou para reconquistar fãs. Ela lançou o disco Biography, com dezessete canções de sucessos da carreira. No ano seguinte, outra surpresa para os fãs: um projeto de relançamento da discografia completa da compositora. Os discos ganharam faixas adicionais e novo visual.
Leia mais | Café Concerto homenageia Rita Lee