Ícone do site Portal GCMAIS

Ouça as melhores músicas de Marisa Monte no Café Concerto neste fim de semana

Ouça as melhores músicas de Marisa Monte no Café Concerto neste fim de semana

A música ‘Bem Que Si Quis’, do primeiro disco da artista, de 1089, foi executada exaustivamente em todas as emissoras de rádio no Brasil.

Marisa Monte é considerada pela revista Rolling Stone dos EUA como a quarta maior cantora brasileira, atrás somente de Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia.

A carioca, uma das maiores artistas da música do Brasil na atualidade, será homenageada no Café Concerto, programa da Atlântico Sul Fm 105,7 neste sábado (16), com reprise no domingo (17).

Início

Durante a infância, a cantora estudou canto, piano, bateria e violão. Filha de descendentes de italianos, com 19 anos, ela foi morar em Roma, na Itália, onde estudou bel canto por um ano. De volta ao Brasil, em 1987, Marisa Monte começou a se apresentar em bares e casas noturnas cantando música brasileira, acompanhada de amigos. Um desses espetáculos foi assistido pelo produtor musical Nelson Motta, que se tornou diretor do seu primeiro show. As apresentações de ‘Veludo Azul’ despertaram o interesse das gravadoras.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

500 mil cópias

Em 1989 lançou seu primeiro disco, “MM”, quando se destacou com a música “Bem Que Se Quis”, que fez parte da trilha sonora de uma novela e foi executada exaustivamente em todas as emissoras de rádio no Brasil. O álbum vendeu 500 mil cópias, um sucesso para uma artista estreante no país. O disco continua na lista dos 100 melhores da música brasileira feita pela revista Rolling Stone Brasil, ocupando a posição 62.

Primeiros discos e sucesso internacional

Em 1991, Marisa Monte lançou o segundo álbum, ‘Mais’, seu primeiro disco autoral. As críticas positivas, afirmando que a cantora tinha amadurecido, introduziram-na no mercado internacional. O disco vendeu ainda mais que o anterior e produziu a faixa ‘Beija Eu’, classificada como uma das melhores músicas pop brasileiras. Em 1994, lançou o terceiro álbum, ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’.

O trabalho foi muito bem recebido por crítica e público, sendo considerado o melhor da carreira da cantora. Entre as canções lançadas está o single “Segue o Seco”. As vendas do disco chegaram a marca de 1 milhão de cópias.

Depois de 1994, todos os álbuns de Marisa Monte foram lançados mundialmente. Com a gravação de sucessivos álbuns, ela realizou diversas turnês no Brasil e no exterior.

Tribalistas

Em 2002, Marisa lançou seu sexto álbum, em parceria com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, trio que adotou o nome de Tribalistas. A venda do CD alcançou a marca de 1 milhão e meio de cópias no Brasil e mais de 1 milhão no resto do mundo. Todas as canções lançadas atingiram o sucesso rapidamente, principalmente ‘Já Sei Namorar’, ‘Velha Infância’ e ‘É Você’.

Apesar do fenômeno, neste trabalho, o trio só tocou juntos três vezes: no Grammy Latino, no DVD Ao Vivo no Estúdio de Marisa Monte e em uma ocasião no ‘Sarau do Brown’, o único show que foi aberto ao público. Além disso, eles só concederam uma entrevista, no site oficial do grupo.

Em 2003, o trio ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. O disco ainda recebeu outras três indicações, nas categorias: Gravação do Ano e Melhor Canção Brasileira para ‘Já Sei Namorar’ e Álbum do Ano.

Em 2017, após quinze anos do sucesso do álbum de estreia, é lançado o segundo disco dos Tribalistas. Desta vez, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown fizeram turnê por várias cidades brasileiras, além da Europa e Estados Unidos.

Sucesso

Ao longo de sua carreira de mais de 30 anos, Marisa Monte vendeu mais de 10 milhões de álbuns e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles, quatro Grammy’s Latino, pelos discos: ‘Verdade, Uma Ilusão’, de 2014; ‘Universo ao Meu Redor’, de 2006; ‘Tribalistas’, de 2003; e ‘Memórias, Crônicas e Declarações de Amor’, de 2001. A artista também conquistou 7 Video Music Brasil e 9 Prêmios Multishow da Música Brasileira.

Além de ‘MM’, o álbum ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’ também está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira. As músicas de Marisa também fizeram parte da trilha sonora de 24 produções, entre filmes e novelas. A obra de Marisa Monte é famosa por transitar por múltiplas vertentes musicais, entre MPB e samba.

Leia também| Divulgado primeiro teaser do filme “Cinderella”, com Camila Cabello; assista

The Weeknd vai escrever e estrelar série de suspense na HBO

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105,7

Sábado 9h | Domingo 10h

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile