Kid Abelha será homenageada no Café Concerto, programa da Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (14), às 9 horas, com reprise no domingo (14), às 10 horas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Carreira de Kid Abelha
Kid Abelha foi uma banda de rock brasileira que fez sucesso no país desde os anos 80. O grupo era composto por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato. Juntos, eles venderam 9 milhões de cópias de discos somente em território brasileiro.
Durante a carreira, a banda gravou doze álbuns de estúdio e três ao vivo. À frente da banda, Paula Toller (cantora), George Israel (sax, violão e vocais) e Bruno Fortunato (guitarra), inscreveram várias canções na história do pop-rock nacional, sendo apontados pela imprensa e por colegas artistas como uma verdadeira “fábrica de hits”.
Anos 80
Em 1982, ao som de Distração, o Kid estreou na rádio Fluminense FM, e dois anos depois lançava o primeiro disco, Seu Espião. O álbum trazia os clássicos Pintura Íntima, Fixação e Como Eu Quero. Com esse LP, o conjunto ganhou o primeiro disco de ouro de sua geração. Depois de três anos, em 85, a banda se apresentou no primeiro Rock in Rio.
De lá para cá, sucessos como Alice, Nada Por Mim, Grand’ Hotel e Eu Tive um Sonho, garantiram ao trio carioca uma sólida carreira de turnês nacionais e participações em festivais de grande porte.
Na temporada do acústico Meio Desligado (1995), houve uma renovação de público que se consolidou em 1996, quando a banda lançou Meu Mundo Gira Em Torno de Você.
O CD traz a recriação do antigo sucesso soul de Hyldon, Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda, entre outras. Em 1997, o êxito de Meu Mundo foi somado ao do CD Remix e levou o Kid Abelha à marca de 1 milhão de cópias vendidas e 8 apresentações lotadas no Metropolitan, na época a maior casa de espetáculos do Brasil.
Banda ganha o mundo
1997 também marca o desembarque do Kid Abelha na Espanha, EUA e América Latina a bordo de seu primeiro CD em espanhol, Kid Abelha. Gravado em Madri, o álbum é uma seleção de hits e conta com a participação de Alejandro Sanz.
Depois do elogiadíssimo Autolove (1998), com participação e arranjos de Egberto Gismonti, em 2000 o Kid lança Coleção, reunindo material inédito e regravações de MPB, e depois de 16 anos deixa a gravadora Warner e assina com a Universal.
https://www.youtube.com/watch?v=TkfihdnlSM4
Anos 2000
No início dos anos 2000, depois da consagração frente a 150 mil pessoas no Rock in Rio 3, a banda vem com Surf, primeiro trabalho na nova casa. Rock, pop e soul se misturam em canções sobre a solidão, a beleza, a música e a movimentação da vida na amada cidade do Rio de Janeiro.
Ainda durante a turnê do CD Surf, batizada de Parabolóide Hiperbólico, a banda é convidada para participar do vitorioso projeto Acústico MTV.
20 anos de sucessos
Os 20 anos da banda foram comemorados em grande estilo em 2002: a banda foi convidada para participar do projeto Acústico MTV. Compõem o disco 20 anos de sucesso em versão acústica: “Como Eu Quero”, “Lágrimas e Chuva”, “Fixação”, “Eu Contra a Noite”, “Os Outros”, “No Seu Lugar” etc.
O álbum recebeu vários prêmios de grande importância no cenário nacional e foi indicado ao Gramy Latino, em 2003; seus singles permaneceram por tempo prolongado no “Top 10” e suas vendagens ultrapassaram a marca de 1.250.000 cópias vendidas. Só no ano de 2006, quase quatro anos após o lançamento, o CD teve vendagem de 250 mil cópias, sendo o nono disco mais vendido no Brasil.
No ano seguinte o disco ficou em sétimo. A turnê, que durou três anos, permitiu shows por todo Brasil e em algumas cidades dos EUA. O DVD, primeiro trabalho audiovisual da banda, teve como premiação o DVD de diamante duplo [carece de fontes], marca rara em trabalhos em vídeo.
Leia mais | Michael Jackson é o homenageado do Café Concerto desta semana