Paul McCartney é o homenageado do Café Concerto deste fim de semana | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
ATLÂNTICO SUL FM 105,7
Paul McCartney é o homenageado do Café Concerto deste fim de semana
Programa da Atlântico Sul FM 105,7 vai ao ar no sábado (21), às 9h, com reprise no domingo (22), às 10h
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 18 de maio de 2022
Paul McCartney é o homenageado do Café Concerto deste fim de semana
Foto: Divulgação

Paul McCartney será homenageado no Café Concerto desta semana. O programa da Atlântico Sul FM 105,7 vai ao ar no sábado (21), às 9h, com reprise no domingo (22), às 10h. Nascido em junho de 1942, McCartney é cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais. O artista alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Juventude e contato com John Lennon

Com 15 anos, no ano de 1957, McCartney conheceu John Lennon ao assistir ao show de uma banda chamada Quarrymen em Woolton (subúrbio de Liverpool). Esta seria a banda que daria origem aos The Beatles.

A entrada de McCartney para a banda se deu após Lennon vê-lo tocar a canção “Twenty Flight Rock”, de Eddie Cochran. John Lennon acabou o convidando para entrar para a banda.

Os dois começaram a compor juntos algumas canções. Em 1958, McCartney convenceu Lennon a aceitar George Harrison na banda. Após a entrada dele, Stuart Sutcliffe, amigo da escola de artes de John Lennon, entrou para o grupo como baixista.

The Beatles

Os Quarrymen mudaram de nome várias vezes até começarem a se chamar The Beatles. Em 1960, a banda foi pela primeira vez tocar em Hamburgo.

Em 21 de março de 1961, os Beatles fizeram seu primeiro show no Cavern Club.

Durante os Beatles, McCartney formou junto a John Lennon uma dupla de compositores, e combinaram que, mesmo quando alguma canção fosse escrita só por um deles, ela traria a assinatura de Lennon/McCartney. Nos Beatles, McCartney era o que mais escrevia canções românticas.

São de sua autoria hits como “Yesterday”, “And I Love Her”, “Michelle” e “Here There and Everywhere”.

Nos anos 1960, Paul ainda escreveu canções para outros músicos, entre elas “A World Without Love”, gravada por Peter & Gordon, que atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Em 1966, os Beatles, no auge da fama, pararam de fazer shows ao vivo. No mesmo ano, Paul McCartney foi o primeiro beatle a desenvolver um projeto musical solo, onde compôs a trilha sonora para o filme televisivo The Family Way.

Primeiro álbum em carreia solo

Em seu primeiro álbum após o fim do Beatles, Paul escreveu todas as canções, gravou todos os instrumentos e produziu o disco em um estúdio particular de sua casa. McCartney conseguiu fazer sucesso com a canção “Maybe I’m Amazed” e “Every Night”.

Em 1971, McCartney lançou o compacto Another Day, que alcançou sucesso. Ainda no mesmo ano, junto com sua mulher, lançou outro álbum solo, Ram, com alfinetadas ao seu ex-parceiro musical, John Lennon (como na canção “Too Many People”).

Nova Banda

Depois do disco solo Ram, ainda em 1971, Paul voltaria a formar uma nova banda, os Wings. Sua nova banda teve durante os anos de sua existência como integrantes fixos Paul McCartney, Denny Laine (ex-Moody Blues) na guitarra e Linda McCartney nos teclados. Outros integrantes não eram fixos como os três.

Os Wings lançaram seu primeiro trabalho em 1972, Wild Life. Em 1979, Paul McCartney organizou o show Concert for the People of Kampuchea. Participaram do show não só os Wings, mas também o Queen, The Who, Pretenders, The Clash, Elvis Costello entre outros. Logo após, o Wings partiu numa turnê ao Japão, onde McCartney foi preso por oito dias ao desembarcar no aeroporto por porte de maconha. Era o fim da banda.

Primeira vez no Brasil e os anos 90

McCartney tocou pela primeira vez no Brasil em 1990. A apresentação foi no estádio de futebol Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 1991, o artista gravou um álbum acústico, “MTV Unplugged”. Neste disco, o músico apresenta alguns de seus maiores sucessos compostos quando ainda era um beatle, na versão acústica. Entre as versões novas, constam Here, There and Everywhere, Blackbird, I’ve Just Seen a Face entre outras.

No mesmo ano, lança seu primeiro álbum de música clássica, Liverpool Oratorio. Em 1993, Paul lança o disco Off the Ground, e a canção “Hope of Deliverance” fez um sucesso modesto.

Em 1997, McCartney lançou o álbum Flaming Pie, o primeiro a atingir o Top 10 das paradas de sucessos americanas depois do lançamento de Tug of War. Pelo álbum, o artista seria indicado ao Grammy. No ano seguinte, Linda McCartney morreria de câncer de mama.

Em 1999, lançou o álbum Run Devil Run, com releituras de clássicos do rock além de participações de músicos consagrados como David Gilmour, Ian Paice e Mick Green.

Leia mais | Alceu Valença é o homenageado no Café Concerto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário