Ícone do site Portal GCMAIS

Mercado dos Pinhões terá forró pé de serra nesta sexta-feira (10)

Mercado dos Pinhões e Parque Rachel de Queiroz recebem programação musical neste fim de semana

Foto: Prefeitura de Fortaleza

O Mercado Cultural dos Pinhões terá forró de pé de serra nesta sexta-feira (10) na programação do Mercado Acústico. A festa acontece a partir das 18h30min. A entrada é gratuita mediante apresentação de documento com foto e comprovante vacinal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Forró pé de serra

Nesta semana, a noite de sexta-feira começa com Cristiane do Acordeon com faixas musicais de forró das antigas, forró pé de serra e forró atual, em alusão às festas juninas, de acordo a gestão municipal. E, para finalizar a noite, às 20h, Cacimba de Aluá sobe ao palco levando uma apresentação de muito forró para o público.

Leia mais | Quarta Cultural tem forró pé de serra e humor em Fortaleza

Com espetáculo de humor, Teatro São José inaugura programação cultural

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) inaugurou, em abril deste ano, no Teatro São José, o projeto Quarta Cultural. Esse é o primeiro de uma série de eventos que o equipamento vai receber todas as quartas-feiras, com entrada gratuita, mediante comprovação vacinal.

Publicidade

Na estreia da Quarta Cultural, o Teatro São José recebeu o espetáculo de humor com Lailtinho, Zebrinha e Veia Cômica, além de show musical da banda Coda com tributo à Legião Urbana.

O projeto Quarta Cultural se junta ao Giro Cultural, pacote de ações lançado pela Secultfor em diversos equipamentos municipais, como Mercado Cultural dos Pinhões, Passeio Público, Anfiteatro da Beira Mar e o próprio Teatro São José.

Manifestações culturais ganham espaço em festas juninas no Nordeste

Junho chegou dando início ao período de comemoração das festas juninas. Muita fé, alegria e diversão tomam contas dos arraiais. As bandeiras coloridas, barracas de palha, fogos de artifício, camisas xadrez, chapéus de palha ou de couro e comidas típicas ajudam a compor o cenário.

Em todos os cantos, diferentes manifestações culturais ganham espaço nos terreiros. Neste ano, a festa ganha um apelo maior, pois é realizada após dois anos de paralisação por causa da pandemia de covid-19.

No Nordeste, os festejos juninos compreendem os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) e exaltam a identidade da região. As celebrações são embaladas por forrós, quadrilhas, grupos de coco, tambor de crioula e batalhões de bumba-meu-boi.

Entre as festas mais populares se destacam as de São Luís (MA), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), os principais destinos para turistas e amantes dos festejos juninos. Além destes, há muita comemoração na Bahia, no Ceará, em Alagoas, e nos demais estados da região.

É importante lembrar que, em razão da pandemia, muitos organizadores criaram espaços para aplicação da vacina contra a covid-19. Em outros locais, será cobrada a apresentação de comprovante de vacinação para participar.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile