HISTÓRIA

Saiba como foi o primeiro acidente de trânsito registrado na cidade de Fortaleza

O automóvel envolvido no acidente foi o primeiro a trafegar pelas ruas no Ceará

Compartilhe:
2 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

O primeiro carro chegou ao Ceará em 28 de março de 1909, vindo dos Estados Unidos (EUA). Era um automóvel da marca “Rambler”, comprado pela Empresa Auto Transporte, de propriedade do Dr. Meton de Alencar e de Júlio Pinto, comprado de segunda mão por oito mil réis.

Saiba como foi o primeiro acidente de trânsito registrado na cidade de Fortaleza
Foto: Reprodução/ Instagram

Primeiro carro do Ceará

Ninguém sabia ligar ou dirigir o carro, por isso, ao desembarcar em terras cearenses, o veículo foi puxado por um jumento no trajeto entre o prédio da alfândega até o edifício do Cinema Júlio Pinto, localizado na Rua Major Facundo n° 64. O momento inusitado foi acompanhado por uma multidão de curiosos. Todos queriam ver de perto o artefato novo que acabara de chegar ao Ceará.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Somente dois dias depois da chegada, o carro finalmente fez sua primeira viagem pelo centro de Fortaleza. Dessa vez, realmente ligado e dirigido pelo português Rafael Dias Marques. Ele conseguiu guiar o veículo por alguns metros até ele enguiçar.

Roberto Muratori e o Dr. Meireles eram os mecênicos responsáveis pelos cuidados do automóvel. A dupla fazia estudos e experimentos em todos os itens do carro, sempre a noite, para evitar olhares curiosos.

Conforme informações do livro “Coisas que o tempo levou”, do autor Raimundo de Menezes, apesar dos percalços, o primeiro carro que chegou ao Ceará conseguiu fazer diversas viagens à Messejana, e chegou a ir até Canindé, durante as festas religiosas.

Primeiro acidente de trânsito em Fortaleza

De acordo com dados históricos, certa vez, o veículo estava trafegando pela Avenida Imperador, em Fortaleza, e, ao tentar desviar de um pedestre, acabou batendo em um muro, que ficou destruído.

Esse foi o primeiro registro de um acidente de trânsito na cidade, conforme o livro “Coisas que o tempo levou”.

Saiba mais sobre a história da cidade

Para conferir mais notícias sobre a cidade de Fortaleza, acesse o perfil Fortaleza Nobre no Instagram. A página é administrada pela historiadora e memorialista Leila Nobre.


Leia também | Brunna releva motivo de Ludmilla não usar aliança

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.