Arte e Cultura

Projeto “Viva o Parque” é realizado todo domingo em Fortaleza, Caucaia e Crato

O Viva o Parque propicia à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza, por meio de atividades gratuitas

Compartilhe:
4 de agosto de 2022
Redação GCMAIS
Projeto “Viva o Parque” é realizado todo domingo em Fortaleza, Caucaia e Crato
Legenda: Divulgação

Na volta às aulas, uma boa dica para a família relaxar é participar do Viva o Parque, programa que acontece todos os domingos, pela manhã, em cinco Unidades de Conservação estaduais em Fortaleza, Caucaia e Crato.

O Viva o Parque propicia à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza, por meio de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Locais onde acontece o projeto Viva o Parque

Em Fortaleza

As atividades ocorrem no Parque Estadual do Cocó, de 7h às 12h; na Floresta do Curió e na Área da Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, de 8h às 12h.

Em Caucaia

No Parque Botânico, de 9h às12h.

No Cariri

O programa ocorre no Parque de Exposição do Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha, de 8h ao meio-dia.

Arvorismo no Parque do Cocó

Aos domingos funciona das 7h às 12h e também nos sábados e feriados, nos horários das 8h às 12h e  das14h às 17h. Para praticar o arvorismo, é preciso gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Os visitantes do Cocó ainda têm a opção de navegar no rio que deu nome ao Parque. Tem passeio de barco no horário das 8h às 13h. O mais curto é de 20 minutos, tem outro de uma hora e dez minutos e outro de duas horas. Estes dois últimos passeios fazem uma parada de 20 minutos, ao lado da ponte da Sabiaguaba, para um “banho de rio”. Precisam de agendamento prévio, pelo telefone: (85) 9 8527 8216.

A ARIE do Sítio Curió vai ter zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, massoterapia, parede de escalada, mas também, muitas brincadeiras populares infantis, pula-pula, pinturas e etc. De acordo com a gestora do Curió, Izaura Lila, facilitadores qualificados e com vivência em recreação infantil, vão coordenar as atividades do Viva o Parque.

No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o grande destaque são os pedalinhos do espelho d’água e os quiosques, que proporcionam um ótimo lugar para um passeio em família. São 190 hectares e 6 km de trilhas e uma vasta diversidade de fauna e flora, um convite para uma caminhada com ar puro e natureza exuberante.

Leia também | Músico Roger Waters homenageia Marielle Franco em nova turnê

SERVIÇO

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: das 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: das 9h às 12h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha

Dia: Todos os domingos

Horário: das 8h às 12h

Endereço: Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, Rua Rui Barbosa, s/n Centro, Crato.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<