Ícone do site Portal GCMAIS

73º Salão de Abril abre visitação na quinta-feira (8), na Casa do Barão de Camocim

Foto: Divulgação/ Thiago Matine

A 73ª edição do Salão de Abril abre para visitações na quinta-feira (8) e vai até o 22 de outubro. A exposição acontecerá na Casa do Barão de Camocim. O evento de lançamento ocorre nesta segunda-feira (5), às 17h30. Na ocasião, o público poderá conhecer os 33 projetos artísticos selecionados para a mostra, além das atrações: performance de Yasmin Salvador, espetáculo “Leões” da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e show musical de Luiz José e seu cavaquinho de 6 cordas. O evento é gratuito e aberto ao público.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com mais de sete décadas de história, o Salão de Abril é um dos mais longevos eventos culturais do Brasil, sendo uma ação da Prefeitura de Fortaleza, executada por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI).

Programação artística da abertura do 73º Salão de Abril

Yasmim Salvador é atriz, performer, bailarina, figurinista, artesã, decoradora, maquiadora e produtora artística. Integrou por quatro anos o grupo Centro de Experimento em Movimento CEM), dirigido por Silvia Moura (bailarina e atriz). Também fez parte dos espetáculos “De volta para casa”, “Indigentes”, “Diversiman”, “Corpos Aprisionados” e “Coisas Encalhadas”, além de documentários e turnê pelo Brasil com o “Coletivo Artístico as Travestidas”, dirigido por Silvero Pereira (ator, diretor e artista musical), coletivo em que faz parte atualmente. Participa também do grupo “Automatismo” que pesquisam a performance em tempo real com método “Tune” e as interseções da mímica, jazz, hip hop e a desconstrução dos movimentos automáticos. Yasmin também fez parte da produção de elenco no reality show “Caravana das Drags”.

Luiz José idealizou o cavaquinho de 6 cordas em 2008, tendo o aprimorado em 2011 com JB Luthier. Luiz toca cavaquinho desde cedo e junto com a paixão pelo instrumento veio a dedicação ao estudo da música popular brasileira, principalmente a instrumental. É integrante do grupo de choro “Cordas que Falam”, com atuação em programas de rádio e TV. Já participou de apresentações com nomes de destaque da música brasileira, entre eles: Bezerra da Silva, Paulo César Pinheiro, Ataulfo Alves Junior e Orquestra Eleazar de Carvalho com o solista Jorge Cardoso. Além de sua participação com grandes músicos do gênero choro, tais como: Hamilton de Holanda, Alencar 7 Cordas, Pablo Fagundes, Zé Menezes, Ronaldo do Bandolim, Zé da Velha e Silvério Pontes, Zé Calixto, Adelson Viana, Carlinhos Patriolino (CE) e Macaúba (CE).

Publicidade

Exercício trabalhado na disciplina de Ateliê de Repertório do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, “Leões” é um exercício coreográfico inspirado em um trecho da obra “Until The Lions”, da Akram Khan Dance Company, desenvolvido na disciplina de Ateliê de Repertório do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. A coreografia foi desenvolvida a partir do espaço do jardim do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Na ocasião, apresentam-se os alunos do turno da tarde do 5º ano do curso, com a orientação da professora, diretora e coreógrafa Alda Pessoa – que desenvolve pesquisa artística de forma híbrida.

Leia também | Filme “Predestinado” detalha um dos maiores fenômenos mediúnicos da história

Serviço

Vernissage (evento de abertura da exposição)

Data: segunda-feira (5)

Horário: 17h30

Atrações: performance de Yasmin Salvador; espetáculo de dança “Leões” do curso de dança da Vila das Artes e show musical de Luiz José e seu cavaquinho de 6 cordas.

Aberto e gratuito para o público

Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim – Rua General Sampaio, 1632, Centro

Visitação para a 73ª edição do Salão de Abril

A partir de quinta-feira (8), às 10h

Horários: terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 16h

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile