O Café Concerto deste fim de semana vai apresentar os principais sucessos da banda Capital Inicial. O programa será transmitido na rádio Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (22), às 9h, com reprise no domingo (23), às 10h.
Eles surgiram em 1982, em Brasília, e começaram a banda com uma pegada punk rock. O Capital Inicial é formado por Fê e Flávio Lemos, Loro Jones e Dinho Ouro Preto.
Início
A primeira formação da banda Capital Inicial uniu os ex-integrantes do grupo Aborto Elétrico, da Blitz e Renato Russo. Depois de um desentendimento entre Fê e Renato, o novo grupo passa a se chamar Capital Inicial, com Dinho Ouro Preto nos vocais, um dos maiores fãs da antiga banda do líder da Legião Urbana. Dinho insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, e mais tarde chamou Renato para concluir a letra de “Música Urbana”, que se tornaria um dos primeiros sucessos do Capital Inicial. A banda segue em constantes viagens e apresentações nos principais palcos do underground do rock brasileiro.
Em 1984, eles assinam seu primeiro contrato fonográfico e se mudam para São Paulo. Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo ‘Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero’ e integram o elenco da trilha sonora do primeiro “filme-rock” brasileiro, Areias Escaldantes, de Francisco de Paula, ao lado de Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.
Primeiros discos
Em 1986 a banda lança o primeiro LP “Capital Inicial”, recebendo ótimas críticas. O trabalho trazia faixas como “Música Urbana”, “Psicopata”, “Fátima” e “Leve Desespero”. A faixa “Veraneio Vascaína”, que também fazia parte do álbum, foi censurada pela Polícia Federal e fez o disco sair com um selo “Venda proibida para menores”. Em 1987, após gravar o disco “Independência”, a banda é convidada para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting no Brasil. No ano seguinte, chega às lojas ‘Você não Precisa Entender’ com “A Portas Fechadas”, “Pedra Na Mão” e “Fogo”.
Divergências e volta
Depois do lançamento de mais 3 álbuns, em 1992, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. 1998 após o lançamento do álbum ‘O Melhor do Capital Inicial’, os quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show em comemoração aos 15 anos da banda.
Acústico MTV
O lançamento do álbum e dvd Acústico MTV – Capital Inicial, lançado em 2000, foi um novo marco na carreira da banda. Com a participação do cantor e compositor Kiko Zambianchi, o trabalho conquistou um grande sucesso comercial, ganhando 3 discos de platina e marcando o ressurgimento da banda. Em 2001, ainda com a turnê acústica, o Capital Inicial faz um aclamado show no terceiro Rock in Rio diante de uma plateia de 250 mil pessoas.
Acidente
Em 2009, durante um show, o vocalista Dinho Ouro Preto caiu de um palco com três metros de altura. O vocalista sofreu traumatismo craniano leve e uma fratura na costela. Após cinco dias, o cantor voltou para a UTI devido a uma infecção. Depois que deixou o hospital, com quase um mês de internação, Dinho e os integrantes da banda entraram em estúdio para a gravação do décimo segundo álbum de estúdio do grupo, ‘Das Kapital’. O disco traz algumas canções que contam um pouco do drama vivido por Dinho.
Nova York
Em 2015, o Capital Inicial decidiu gravar um segundo álbum acústico em Nova York. ‘Acústico NYC’ teve na maior parte do seu repertório canções gravadas após o Acústico MTV, além de três composições inéditas, uma canção dos anos 80 (“Belos e malditos”) e covers de Legião Urbana e Charlie Brown Jr. Artistas como Lenine e Seu Jorge fizeram participações especiais.